Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Encontro resgata Associação de Agricultores Orgânicos

foto: Eduardo Aigner

No segundo dia do Encontro Nacional da Agricultura Familiar Orgânica, em Brasília, os representantes do setor retomam a discussão e articulam a criação de uma Associação para os produtores deste setor, que se organizam em torno de uma estratégia para aumentar a participação econômica da produção orgânica familiar no mercado.

Até 2011, os produtores vão formar uma comissão de organização da Associação, elaborar estratégia de financiamento e captação de recursos e fazer todo o planejamento de atuação. A partir desse ponto, as linhas de ações do setor vão incluir ações junto a ministérios e órgãos de fomento e instituições financeiras, desenvolvimento de projetos de certificação, gestão, comercialização, assistência técnica e pesquisa. A participação em feiras e eventos que promovam mais debates também está entre as metas da Associação.

O diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos, destaca a importância dessa primeira fase de organização interna dos produtores para, em um segundo passo, atuar junto ao governo na elaboração e conquista de políticas públicas específicas para a produção da agricultura familiar orgânica brasileira – que cresce de 20% a 30% por ano.

A Copa do Mundo de 2014 foi lembrada no encontro como uma meta para esses produtores, pois será um momento para disputa do mercado, em que os orgânicos poderão entrar em cardápios de restaurantes, hotéis e diversos empreendimentos que atenderão turistas do mundo todo.

O Encontro Nacional da Agricultura Familiar Orgânica termina hoje (sexta, 17), no Hotel Kubistcheck Plaza, com realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX Brasil), e representantes da Secretaria da Agricultura Familiar SAF/MDA, do Ministério da Agricultura e Pecuária, de Redes de Cooperativas e de empreendimentos da agricultura familiar orgânica de todo o país.

Fonte: Ascom/MDA.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: