Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Feiras orgânicas chegam ao Leblon e ao Jardim Botânico

Orgânicas chega à Praça Antero de Quental, no Leblon, a partir de 2 de setembro, e ao Jardim Botânico, na praça da Igreja São José, a partir de 4 de setembro. Sempre no horário das 8h às 14h, os moradores desses bairros, assim como em Copacabana e Ipanema, agora poderão contar com os alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, diretamente do produtor.

Realizado pela Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro – ABIO, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – SEDES, o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas reúne 41 produtores fluminenses, dos quais oito atuam como empreendedores individuais e 33 em grupos de economia solidária. Juntos, eles oferecem 75 diferentes frutas e hortaliças, além de café, ovos, queijos pães, bolos, compotas, geléias e mel, tudo fresquinho, produzido sem adubos químicos e sem conservantes.

Inaugurado em maio deste ano, o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas implantou um novo padrão de comércio na cidade, com feiras intencionalmente pequenas, de até 35 barracas, silenciosas, bem sinalizadas, e com feirantes uniformizados. Nelas não há espaço para ambulantes e não se vende peixes nem carnes in natura. O ambiente é limpo, apoiado por banheiros químicos, e os preços, sempre visíveis, são cerca de 35% inferiores aos dos orgânicos à venda nos supermercados.

– O Circuito Carioca de Feiras Orgânicas nasce do diálogo da Prefeitura com a sociedade. O calendário de inaugurações vem sendo construído por nós e a ABIO com cada uma das associações de moradores dos bairros, e com o apoio da Subprefeitura da Zona Sul e das Regiões Administrativas. É fruto de uma política pública destinada a atender o direito humano à alimentação adequada e a fomentar a produção – comenta o secretário Marcelo Henrique da Costa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio.

Balancete

Neste primeiro trimestre de funcionamento, as feiras do Bairro Peixoto e de Ipanema movimentaram R$ 70 mil por mês, o que representa, em média, uma receita mensal bruta de pouco mais de R$ 1.500,00 para cada um dos 41 produtores participantes. O frete ainda é o principal vilão do negócio. Dependendo da distância entre campo e cidade, abocanha de 20% a 50% da féria dos agricultores.

Sensíveis ao problema, para reduzir o impacto do alto custo do transporte, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário e a ABIO alteraram o desenho inicial do Circuito Carioca, de modo a permitir que os produtores, a cada deslocamento, possam escoar seus produtos em mais de uma feira. Assim, não só o agricultor compensa o alto custo do transporte no aumento das vendas, como não precisa se afastar por mais de um dia da área de produção.

– A maioria dos produtores, diretamente ou através de seus grupos, vai participar de três feiras por semana – informa Cristina Ribeiro, coordenadora da ABIO, que registra, ainda, um aumento significativo das áreas cultivadas, em função da nova oportunidade de escoamento da produção.

O Circuito Carioca de Feiras Orgânicas trouxe também para os agricultores o desafio de acordar preços justos, formados com base nos custos de produção e comercialização. Nesta direção, a ABIO estabeleceu um novo ordenamento de preços mínimos e máximos, já pactuados para 12 dos 75 itens de frutas e hortaliças à venda nas feiras orgânicas. Ganha o produtor e ganha o consumidor, que agora tem também a facilidade de poder pagar suas compras com cartões de crédito ou débito, nas barracas da ABIO.

O Circuito Carioca de Feiras Orgânicas é apoiado pelo Sebrae; a Fundação Banco do Brasil; a San Chef, grife carioca de uniformes, que assina os aventais fabricados em sarja de algodão com 5% de PET em sua composição; e a Tabaruba Design, autora da marca com o símbolo da joaninha, animal que atua na natureza como forte defensivo agrícola natural.

Fonte: Ascom/Prefeitura do Rio de Janeiro.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: