Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Assentados da região de Candiota (RS) mostram agrobiodiversidade em feira

Em torno de 3,5 mil pessoas são esperadas em Candiota (RS), neste final de semana, para a segunda edição da Festa e Feira da Agrobiodiversidade e Economia Solidária, que vai comercializar produtos da agricultura familiar e da reforma agrária. O evento será no Ginásio Municipal da cidade.

Além de feira de produtos orgânicos e artesanato, haverá palestras, oficinas e atrações culturais. No sábado (23), a programação inicia às 10h e, no domingo (24), às 9:30h. “É um momento de integração do campo e da cidade, com destaque ao intercâmbio de práticas e alternativas de produção. Já a feira representa um incremento de renda e um aprendizado aos agricultores sobre a dinâmica das relações comerciais”, explica um dos organizadores, Emerson Capelesso.

A feira reunirá 290 agricultores familiares e assentados da zona sul do Estado.  Em 35 barracas, estarão à venda produtos como leite, queijo, mel, cachaça, açúcar mascavo, melado, farinha, pães, bolacha e hortifrutigranjeiros, além de mudas de hortaliças, sementes e artesanato.

A expectativa, segundo os organizadores, é comercializar em torno de R$ 12 mil, ultrapassando o movimento do ano passado. “Em 2009, as vendas foram tão boas que levaremos uma quantidade maior agora. A Festa é uma excelente oportunidade para nós mostrarmos para a população da cidade o que a reforma agrária produz”, afirma Elton Seguetto, assentado no município de Hulha Negra.

Ele faz parte da Cooperativa de Produção Trabalho e Integração Ltda (Cooptil), do assentamento Conquista da Fronteira. A Cooperativa levará para a feira 100 litros de cachaça artesanal, mais 100 quilos de mel e melado. “É uma ótima forma de divulgação do nosso trabalho”, avalia Seguetto.

A Festa da Agrobiodiversidade é organizada pelo Instituto Cultural Padre Josimo, com o apoio das prestadoras de assistência técnica Coptec e Emater, de cooperativas de agricultores e da Cáritas Diocesana.

Fonte: Ascom/MDA.

2 Responses to “Assentados da região de Candiota (RS) mostram agrobiodiversidade em feira”

  1. 1
    Rosa Maria Galera Gonçalves:
    Bom dia

    Enviei um email para o Instituto Padre Josimo, pedindo orientação para aquisição de sementes crioulas, para inicio de uma pequena agricultura, mas propriamente uma horta, com semeadura de grão legumes e hortaliças, mas não consigo achar essas sementes aqui na minha região. Obtive o contato pela internet. E gostaria se vcs pudessem me dar uma referência para aquisição dessas sementes.

    Muito obrigada por enquanto e aguardo um retorno.
    Rosa Maria

  2. 2
    JOANE:
    ola!
    companheiro
    sou do setor de produção do mst de sergipe.
    me de um retorno
    (79)99883-2934

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: