Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

MAPA promove fortalecimento de criações orgânicas na serra gaúcha

Ocorreu em Garibaldi/RS, nos dias 16 e 17 de novembro, o 1º Curso sobre Legislação e Exigências Sanitárias da produção animal orgânica, promovido pelo Ministério da Agriculturar, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Rede Ecovida e a Prefeitura de Garibaldi.

Participaram do curso cerca de 40 pessoas entre lideranças da região, secretários de agricultura municipais, técnicos da Universidade Monã, além criadores de aves, gado de leite, ovinos e suínos, que já estão trabalhando em criações orgânicas ou em fase de transição.

Pelo Mapa palestraram a FFA Angela Escosteguy, Coordenadora do GT Nacional Produção Animal Orgânica e o FFA Luiz Albino Trindade da Costa, do SIPAG. Ao final do curso os participantes decidiram elaborar um Plano de desenvolvimento da produção animal orgânica da serra gaúcha, com o objetivo de regularizar a produção já existente enquanto a exigências sanitárias, construir estruturas demonstrativas de produção e processamento de alimentos orgânicos de origem animal, além de criar novas alternativas de trabalho e produção na região.

Segundo Áureo Antônio Salvi, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Boa Vista do Sul, o município produz atualmente 28 milhões cabeças dede frango/ano. Entretanto, a partir de 2012, quando entrarão em vigor várias exigências ambientais e por parte dos integradores, certamente a maioria deste criadores abandonará este sistema e haverá então grande potencial para a produção orgânica, inclusive com agregação de valor ao produto final.

Por Vida Sustentável, com informação do MAPA.

One Response to “MAPA promove fortalecimento de criações orgânicas na serra gaúcha”

  1. 1
    VALTENCIR:
    EU ACHEI MUITO INTEREÇANTE COMO VOÇEIS FORTALECEM AS CRIAÇOES ORGâNICAS NA SERRA GAUCHA,PARABÉNS PELO TRABALHO DE VOÇEIS.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: