Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Os riscos das moléculas sintéticas

Substâncias artificiais, que à primeira vista parecem trazer apenas benefícios à nossa vida, estando presentes em quase todos os itens do cotidiano e que são constantemente alardeadas pela mídia podem não ser tão inofensivas assim. Para esclarecer os problemas vindos do contato com o bisfenol A, por exemplo, que é encontrado do material do CDs à mamadeiras infantis, o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul promove o curso  “Produtos de consumo e a eco lavagem cerebral”, nas próximas segunda e terça-feira na Faculdade de Comunicação da UFRGS (Ramiro Barcelos, 2705), a partir das 19h.

O palestrante é o engenheiro agrônomo Luiz Jacques Saldanha, que tem uma longa trajetória ligada ao estudo destas substâncias. Jacques mantém o site www.nossofuturoroubado.com.br, além de realizar constantemente  palestras sobre o assunto. O curso pretende trazer informações sobre as moléculas sintéticas, começando pela compreensão do que representa essa característica em relação à sua integração com a vida planetária. Um dado alarmante apresentado pelo agrônomo é a ameaça que substâncias deste tipo causam a integridade dos machos da Terra, incluindo os da espécie humana.

O programa do curso inclui na segunda-feira, dia 22, a partir das 19h a apresentação do filme “A extinção dos homens” (40 minutos) da TV Canadense CBC, de 2008, seguido de palestra sobre as substâncias que imitam o comportamento dos hormônios femininos e os reflexos sobre as espécies vivas das 19h 40 até 21h30. Na terça-feira, dia 23, o curso inicia também às 19h com o documentário “Decepção do flúor” do jornalista britânico Christopher Bryson e às 20h será feita palestra sobre os efeitos negativos sobre a vida devido moléculas de origem duvidosa como flúor entre outras, com encerramento também previsto para 21h30.

Conforme Luiz Jacques Saldanha “poderemos refletir sobre a origem de algumas dessas moléculas e seu emprego, sem nenhum tipo de questionamento, nos produtos de consumo do nosso dia-a-dia, incluindo as crianças e os fetos ainda não nascidos.”

O curso é patrocinado por  Grão Natural, Petrobras e Governo Federal. Conta com o apoio da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

Serviço:

Curso “Produtos de consumo e a eco lavagem cerebral”

Quando: 22 e 23 de novembro

Local: Fabico (Faculdade de Comunicação da UFRGS localizada na rua Ramiro Barcelos, 2705)

Horário:  19h às 21h30

Entrada Franca

Por Raíssa Genro – EcoAgência de Notícias Ambientais.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: