Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Feira ecológica em Porto Alegre (RS) promove melancia orgânica

Neste sábado, dia 15 de janeiro, a Feira dos Agricultores Ecologistas promove uma  degustação de melancias orgânicas. A partir das 9h30min, Herta estará na Banca do Meio para servir aos frequentadores da feira pedaços saborosos e informações preciosas sobre a refrescante fruta de verão.
 
Segundo a nutricionista, tanto o melão como a melancia, frutas pertencentes à  Família Cucurbitaceae possuem ácido cianídrico. Se ingeridas com outros acompanhamentos, ativam-se no estômago outros ácidos gástricos necessários para digerir os demais alimentos e o ácido cianídrico pode transformar-se em cianeto, produto tóxico, e provocar a indigestão. “Alguns líquidos, como o vinho, se tomados logo após ingerir a melancia endurecem a fruta provocando uma congestão”, afirma Herta.
 
O melhor é comer melancia ou melão como um lanche, no meio das refeições, sempre separadamente, recomenda a nutricionista. Desta maneira  pode-se aproveitar os seus valores nutritivos das frutas, ambas ricos em sais minerais, sem contra-indicações.
 
Outra dica da nutricionista é o  aproveitamento das sementes, fartas de proteínas e outros nutrientes. Ao passar pelo processo de secagem, elas são trituradas e, em pequenas quantidades, complementam cremes ou mingaus.
 
Entre as bancas que produzem melancia estão a dos Companheiros da Natureza, a Família Valdon e a Família Schmitz. As primeiras comercializam as variedades charleston e crimson e a última, a melancia de casca fina. Esta, por ter menor tamanho e maior aproveitamento, é vendida a R$2,00 o kg enquanto que as demais custam R$0,80. (Confira as fotos em anexo).
 
Uma atração a mais é o suco de melancia, centrifugado na hora e colocado na refresqueira, que custa RS 1,75. Antônio Miguel Shommer, produtor do suco na banca dos Companheiros, lembra da importância dos consumidores trazerem suas canecas de casa para evitar o uso de copos plásticos e a produção de lixo.
 
A Feira dos Agricultores Ecologistas ocorre todos os sábados das 7 às 13h, na primeira quadra da rua José Bonifácio, em Porto Alegre.
 
Texto da  jornalista Cláudia Dreier.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: