Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Feira Ecológica em Porto Alegre ensina tecnologias brandas

Neste sábado, 29 de fevereiro, a Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, em Porto Alegre(RS), promove tecnologias que contribuem com os processos naturais e economia de energia. A utilização de alimentos alternativos e resistentes às bruscas variações meteorológicas será demonstrada a partir das 9h30min na Banca do Meio. Oficinas para aproveitar a riqueza da matéria orgânica, geralmente descartada como lixo doméstico, acontecem a partir das 10h ao lado da Banca das Flores.

Ao longo de 21 anos, os produtores da FAE praticam agricultura ecológica que inclui uma série de processos que harmonizam a ação humana com os ciclos naturais, tirando da terra o sustento das famílias e trazendo o excedente para ser ofertado à população urbana. Em cada propriedade, a geração de nutrientes do solo que permite cultivos saudáveis e resistentes às pragas utiliza materiais disponíveis no local de produção, outra característica das tecnologias brandas.

Folhas nutritivas – Integrando o grupo das PANCs, plantas alimentícias não convencionais, as folhas de batata-doce são geralmente desprezadas. O que é um grande equívoco. Segundo a nutricionista Herta Karp Wiener seu valor nutritivo só perde para as folhas de aipim, enquanto estas precisam ser processadas para o consumo aquelas podem ser ingeridas in natura.

“Entre os principais nutrientes das folhas de batata-doce estão as vitaminas A e C. Como minerais destaca-se a presença do cálcio e do ferro. Tais elementos estão presentes também na batata, mas a concentração maior ocorre nas folhas” afirma Herta. Ela mostra a tabela com os valores nutricionais completos e ensina como fazer uma saborosa salada deste importante alimento folhoso a partir das 9h30min.

Compostagem – Sobras de alimentos orgânicos adquiridos na FAE, como cascas e folhas, fazem parte do grupo de elementos que alimenta o processo de criação de solo para nutrir a vegetação urbana. Composteiras compactas podem inclusive serem montadas em locais pequenos e restritos, como a lavanderia de um apartamento.

Em parceria com a Equipe de Reaproveitamento do DMLU, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, de Porto Alegre o Grupo ECO2009 realiza duas oficinas. A primeira mostra como fazer uma composteira a partir de caixas. A outra ensina a compostagem caseira, inclusive entregando um manual com o tema para os 150 primeiros participantes. As duas atividades são gratuitas e iniciam às 10h.

A Feira dos Agricultores Ecologistas acontece todos os sábados no canteiro central da primeira quadra da avenida José Bonifácio em Porto Alegre, das 7h às 13h.

Texto da jornalista Cláudia Dreier.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: