Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Feira Ecológica oferece queijos e iogurtes batidos

Porto Alegre, RS - Neste sábado, a grande novidade da Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, são os queijos e iogurtes oferecidos na Banca Hortinatur, tradicionalmente produtora de cítricos. “Decidimos investir em laticínios por existir uma lacuna desses produtos na nossa feira”, explica Irineu Scheuer, produtor ecológico de Lomba Grande, no município de Novo Hamburgo. 
 
Entre os queijos estão as ricotas, os coloniais e os condimentados com ervas finas. Além os iogurtes batidos com e sem açúcar, a banca oferece bebidas lácteas nos sabores de morango e ameixa. “Dentro de 30 dias colocaremos na rede o site www.organicolaticinios.com.br. para maiores esclarecimentos sobre nossa produção e as novas ofertas da banca”, informa o produtor que participa da FAE desde 1992.
 
Importância nutricional
 
Segundo a nutricionista Herta Karp Wiener, a melhor maneira de uma pessoa adulta consumir leite é na forma sólida presente nos queijos, coalhadas e iogurtes. “A única fase em que conseguimos assimilar o leite líquido de maneira adequada é quando somos lactentes. Logo que nascemos e no início da infância possuímos uma enzima, a rinina, capaz de coalhar o leite, o que permite sua digestão adequada.”
 
Com o passar dos anos, o ser humano deixa de produzir a enzima que auxilia na digestão do leite e seu consumo na forma líquida encontra dificuldades de assimilação, geralmente produzindo flatulência e originando mucos que pré dispõem infecções nas vias respiratórias como sinusite, renite e outras.
 
“Além de estar na forma sólida e facilitar a digestão, alimentar-se de iogurtes, queijos e coalhadas auxilia a manutenção e renovação da flora intestinal”, afirma a nutricionista. Estes alimentos são indicados principalmente após disfunções intestinais, como diarréias e uso de antibióticos.
 
A Feira dos Agricultores Ecologistas acontece nos sábados de manhã, das 7 às 13h, no canteiro central da primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre. 

Texto da jornalista Cláudia Dreier.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: