Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Projeto mira Copa de 2014 e pretende impulsionar mercado de produtos orgânicos no Brasil

Cidades-sedes atendidas

“Caravana Copa Orgânica” promoverá difusão de conhecimento sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos, percorrendo os 12 estados do país onde ficam as cidades-sedes, passando por 44 cidades e com programação para produtores, empresários e consumidores.

A Copa do Mundo de Futebol, a ser sediada pelo Brasil em 2014, terá muito mais do que certames futebolistas. Um dos grandes “gols” que tem se discutido é a de mostrar aos turistas – brasileiros e estrangeiros – a capacidade, potencial e pioneirismo que a sociedade e o mercado tupiniquins podem oferecer no que diz respeito à agricultura orgânica e sustentável.

Contando com importante incentivo do Governo Federal, que pretende fazer de 2014 uma “Copa Orgânica”, o mercado de produtos orgânicos no Brasil, hoje em expansão e faturando em torno de R$ 400 milhões, pode dobrar até o evento.

Com a regulamentação no setor, proposta fundamental da “Copa Verde”, os produtores têm excelentes oportunidades de organizar e ampliar a produção, além de tornar os produtos mais conhecidos e acessíveis.

Tendo em vista essas perspectivas, o Instituto BioSistêmico¹ (IBS) lançou um projeto pioneiro, chamado “Caravana Copa Orgânica Brasil 2014”, com patrocínio do SEBRAE nacional e outras empresas do setor privado como a Jasmine Alimentos Saudáveis,  Surya do Brasil e a DVA – Azamax.

A “Caravana Copa Orgânica” é um evento itinerante convergente com as ações governamentais e com as propostas da Copa de 2014. O propósito é a difusão de conhecimento sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos.

O objetivo principal do projeto é disponibilizar aos agricultores o acesso a tecnologias e inovações que permitirão aumentar a produção e melhorar a qualidade do produto, preparando-os para a realidade da “Copa Orgânica” e consequente tendência de crescimento de mercado de consumo de orgânicos, com a oportunidade de se relacionar com outros agricultores do mesmo segmento, fortalecendo a organização dos envolvidos.

O calendário dos eventos já está definido, e terá início já em fevereiro de 2011, terminando em julho do mesmo ano, com apresentação dos resultados durante a 7ª edição da Bio Brazil Fair, grande evento do setor, em São Paulo/SP.

Contando com dois veículos equipados e personalizados, e equipe de técnicos especializados e palestrantes, a “Caravana Copa Orgânica” percorrerá as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 e os principais pólos de produção agrícola de suas regiões metropolitanas.

Em cada uma dessas regiões é prevista a realização de 12 palestras de sensibilização para empresários do setor de alimentos e consumidores, 36 cursos de noções básicas de agricultura orgânica e 12 palestras de sensibilização para consumidores e produtores.

Estima-se um público total participante de 3.000 pessoas beneficiadas com os eventos, sendo agricultores familiares, empresários do setor de alimentação e consumidor final, em 44 cidades de 12 estados brasileiros.

Todas as atividades serão gratuitas com livre acesso dos agricultores e empresários do setor.

_____________

¹ Sobre o IBS: Instituição do terceiro setor, integrante da Comissão da Produção Orgânica de São Paulo (CEPORG/SP), possui habilitação para projetos governamentais (SICONV – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos e Repasse) e também é membro da Câmara Setorial da Agricultura Ecológica do Estado de São Paulo.

Fonte: Caravana Copa Orgânica.

4 Responses to “Projeto mira Copa de 2014 e pretende impulsionar mercado de produtos orgânicos no Brasil”

  1. 1
    Caravana Copa Orgânica » Relatório de Notícias:
    […] Vida Sustentável; […]
  2. 2
    Relatório de Notícias | Caravana Copa Orgânica:
    […] Vida Sustentável; […]
  3. 3
    Relatório de Notícias - Caravana Copa Orgânica:
    […] Vida Sustentável; […]
  4. 4
    Biovasos:
    • Prezados Senhores (as), hoje já temos a possibilidade de fornecimento de sacolas totalmente “Biodegradável”, e outros produtos também biodegradáveis, como pratos, talheres, e copos, poderiam licenciar nossos produtos?

    Biovasos, é uma empresa nova com tecnologia de ponta em plásticos biodegradáveis, hoje temos embalagens totalmente biodegradavel e compostavel para diversos fins conforme segue:
    A linha de plásticos biodegradáveis da Biovasos é formada por plásticos biodegradáveis e compostáveis, formada por três linhas de produtos: todos apresentam biodegradabilidade e compostabilidade quando dispostos em ambientes próprios para a compostagem. Os plásticos biodegradáveis e compostáveis podem ser processados da mesma maneira que os plásticos convencionais e, dentre suas possíveis aplicações, a extrusão de filmes, termo formação a vácuo e injeção.
    Nossa matéria prima e suas Certificações:
    Os plásticos são certificados por uma importante entidade mundial com o selo “Compostable Logo” (selo de compostabilidade), conferido as matérias primas que atendem aos requisitos da norma norte-americana ASTM D6400 e do BPI (Instituto de Produtos Biodegradáveis dos Estados Unidos), além do selo de compostabilidade, atende aos requisitos das normas EN 13432, ASTM D6400 e é certificado como produto totalmente compostável pelo GreenPla (do Japão) e European BioPlastics.
    Sustentabilidade como princípio
    A Biovasos tem um compromisso claro aplicado à gestão de seus processos e do ciclo de vida dos produtos, desde a fabricação ao seu descarte. Esse compromisso estende-se à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos sustentáveis. Estamos sempre pesquisando alternativas que atendam às necessidades e demandas do mercado. Pautada por este princípio, a empresa atua determinada a identificar claramente as oportunidades de negócios sustentáveis e têm a nítida consciência da importância desta ação.
    Importante:
    Biodegradável, de acordo com a norma ASTM D6400 de biodegradabilidade, é todo material cujo conteúdo orgânico se transforma em húmus, água e gás carbônico em até 180 dias.
    Compostável é o material que se biodegradou e gerou húmus com ausência de metais pesados e substâncias nocivas ao meio ambiente. Os Institutos certificadores fazem testes no húmus gerado e também ensaios de crescimento de plantas

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: