Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Técnicas de controle biológico em morango orgânico é tema do Dia de Campo na TV

Planta com mofo cinzento

Pesquisadores da Embrapa em parceria com outras instituições desenvolvem tecnologias para o aprimoramento de sistemas de produção de morango orgânico. De acordo com eles, os inimigos naturais para o controle biológico foram obtidos em áreas de cultivo de morango e também de outras culturas. Após selecionados em laboratório e em plantios experimentais o controle biológico do mofo-cinzento do morango está sendo testado em cultivos comerciais na região de Serra Negra e Atibaia, SP.

O projeto é conduzido pela Embrapa Meio Ambiente e visa contribuir para a melhoria da produção de morango orgânico, utilizando técnicas de plantio, condução da cultura e métodos alternativos de controle de doenças e pragas. Segundo a pesquisadora Fagoni Fayer Calegario,  a utilização de controle biológico na produção convencional fica inviável pois os agrotóxicos utilizados na cultura acabam causando a morte dos agentes de controle. Por isso, o produtor que deseja adotar um sistema mais sustentável, mas ainda não domina as técnicas da produção orgânica, tem a opção de adotar o sistema de produção integrada, que se situa “no meio do caminho” de conversão do sistema convencional para o orgânico, explica ela.

O pesquisador Marcelo Morandi informa que na produção integrada a utilização dos agrotóxicos é permitida, mas como último recurso para controle de pragas e doenças e com rígida disciplina, “priorizando-se as práticas que conferem equilíbrio à cultura, realizando constante monitoramento de pragas e adotando-se primeiramente métodos alternativos de controle, a produção integrada permite a redução de custos e o aumento de produtividade e segurança do alimento”.

O Dia de Campo na TV sobre a Manejo biológico do mofo-cinzento e ácaro em morango orgânico é uma produção da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna – SP) e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
Como sintonizar o programa:

NBR(TV do Governo Federal) – Domingo às 8h (Saiba como acessar)
TV Sete Lagoas /MG (canal 13) às quintas-feiras, 20h e sábado,11h
TV Itararé Campina Grande/PB aos sábados, 8h
TV Agromix, www.agromix.tv, diariamente
 
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica comercializa cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones (61) 3448-4236 / 3340-9999 ou pela Livraria Embrapa – http://www.embrapa.br/liv.
A matéria principal do programa pode ser vista também no site http://www.embrapa.br/diacampo

Fonte: Embrapa Meio Ambiente.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: