Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Maracujá orgânico vira alternativa para produtores de MS

Campo Grande – Os benefícios do consumo do maracujá orgânico potencializam a comercialização “in natura” e de seus derivados. Além do cultivo de hortaliças, a fruticultura iniciou o processo de certificação orgânica, o que garante seu espaço na mesa do consumidor. Em Mato Grosso do Sul, o município que vem se destacando neste cenário é Rio Negro, no centro norte do estado.

Na primeira quinzena de fevereiro, a prefeitura da cidade firmou parceria com o Sebrae no estado, a Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO) e o Sindicato Rural para aprimorar a atividade.

“Os produtores participarão do processo de gestão empresarial para propriedades rurais, adequação para certificação orgânica, difusão tecnológica e aprimoramento do cultivo e terão acesso à comercialização”, afirma Eder Camargo, técnico do Sebrae no estado. Para ele, é importante a parceria para estimular o cultivo e incentivar o consumo. “A intenção é vender 60% da produção, capacitar 100% dos produtores em gestão e ter 60 % das propriedades certificadas em produção orgânica até dezembro de 2012”, enfatiza.

Necessidades do produtor

Obter alimentos saudáveis, com qualidade garantida, sem uso de agrotóxicos, faz do cultivo de orgânicos a melhor opção agrícola, de acordo com dados do Portal da Agricultura Saudável. É um conceito que atende às necessidades dos pequenos e médios produtores, ilustrada na realidade de países da Europa, África e do Oriente e que começa a despontar no Brasil.

O produtor rural de maracujá orgânico Leonardo de Barros iniciou sua atividade há um ano e meio. “No começo, plantava em apenas um hectare e agora são cinco. Com o cultivo evoluindo, outros agricultores da região se interessaram e agora são associados neste processo do maracujá orgânico aqui no município”, afirma.

Por Gabriela Kina e Liane Pereira, Agência Sebrae de Notícias.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: