Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Agroind Familiar 2011: Alimentos orgânicos e sanidade agropecuária terão destaque na programação

Lazzari entrega documento com prioridades do Vale do Taquari

Além de comprar e ver as novidades em produtos e serviços para a propriedade rural, os visitantes da Agroind Familiar 2011 terão na feira a oportunidade de buscar orientação e capacitação. A 2ª Agroind Familiar – Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços terá uma agenda de eventos técnicos focados nas agroindústrias familiares. A programação foi definida no último dia 02, em reunião das entidades que compõem o Grupo Estadual das Agroindústrias Familiares. A feira, que ocorre de 14 a 17 de julho, vai dedicar os dias 15 e 16 para a abordagem de assuntos que são importantes para o crescimento do setor, como alimentos orgânicos e o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Os alimentos orgânicos têm uma atenção especial nesta edição da feira, inclusive com espaço diferenciado de exposição. O seminário sobre o tema, marcado para o dia 15, será focado nas pessoas que já possuem agroindústrias familiares ou aquelas que pretendem iniciar atividade na área. “Estruturar as atividades com base nos orgânicos é agregar valor à produção e isso vai representar mais retorno financeiro para as agroindústrias familiares e, por consequência, aos municípios onde estão localizadas”, destaca o presidente da comissão organizadora da 2ª Agroind, Oreno Ardêmio Heineck.

Neste mesmo dia a Agroind vai trazer para perto do público-alvo uma palestra sobre formalização de agroindústrias. “A desinformação é o principal entrave. E nós queremos mostrar para as pessoas que elas têm amparo, seja para buscar orientação ambiental, fiscal ou sanitária”, destaca o diretor do Departamento de Agroindústria Familiar, Comércio e Abastecimento do Governo do Estado, Ricardo Edson Fritsch. No Rio Grande do Sul existem hoje 560 agroindústrias legalmente estruturadas e a meta é chegar a 2,5 mil até 2014.

No dia 16 haverá uma apresentação sobre as oportunidades para os pequenos produtores com o abastecimento da merenda escolar para órgãos públicos. Além disso, nesta data a Agroind quer reunir prefeitos, gestores e secretários municipais para falar sobre o Suasa. Segundo a gestora estadual do Suasa – da Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura -, Suzane Bitencourt, a feira vai servir para divulgar o que é, como funciona e esclarecer sobre o processo de adesão.

“Nosso maior desafio é vencer a inércia do processo”, admite Suzane, observando que problemas de gestão atrapalham o seu avanço. Em vigor desde 2006, até hoje apenas três prefeituras fizeram adesão: Santa Cruz do Sul, Rosário do Sul e Erechim. O Governo do Estado, através do governador Tarso Genro, já anunciou que pretende fazer a adesão ao Suasa ainda este ano. E neste contexto, vai aproveitar a Agroind para fazer uma audiência pública e ouvir a opinião das pessoas sobre esse tema que se refere à qualidade da produção a ser comercializada de forma ampla e dentro do que determina a legislação.

A participação nos eventos será aberta a todos os interessados. As atividades vão ocorrer no auditório do Pavilhão 4 do Parque do Imigrante. A Agroind é uma organização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Prefeitura de Lajeado e Emater RS.

Fonte: AgroInd Familiar.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: