Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

FAE realiza atividades na VII Semana do Alimento Orgânico

Neste sábado, 28 de maio, a Feira dos Agricultores Ecologistas tem atrações especiais para marcar a abertura da VII Semana do Alimento Orgânico realizada em nível nacional. Mostra de produtos crioulos, uma inédita Oficina de Composição de Solo e o lançamento da edição Outono 2011 da revista The Ecologist Brasil estão entre as atrações que se realizam junto à Banca do Meio.
Existindo há 22 anos, a FAE foi uma grande promotora da Agricultura Orgânica, recebendo visitantes de toda Região Sul que se inspiraram no seu modelo de produção e, a partir dele, organizaram feiras nas suas cidades de origem. Atualmente, em âmbito mundial, o Sul do Brasil é a região que mais produz alimentos orgânicos destinados ao consumo local

Agricultura Orgânica –
A base para uma planta saudável produzir bem, dispensando venenos e adubos químicos, é um solo rico e equilibrado. E como produzir esse substrato que garante a saúde dos alimentos?
Vilson Stefanoski, produtor de Cerro Grande do Sul, realiza uma Oficina de Composição de Solo para mostrar os ingredientes utilizados no preparo da terra. “Além de contar com os recursos disponíveis no local, é fundamental conhecer bem a paisagem  para saber como melhor manejá-la”, explica Vilson.
Localizada no Escudo Sulriograndense, a propriedade do agricultor possui mata ciliar primária, mata de encosta e de topo. As estufas ficam ao lado das árvores antigas, próximas à bacia de inundação do riacho. Este serve como criadouro da azola, uma planta aquática que só existe em águas limpas, que é também utilizada como um dos componentes do solo.
Outro ingrediente vem da serragem que repousa junto à mata de topo e, assim, pode ser trabalhada pelos fungos que ali vivem. No preparo da horta ainda é utilizado o pó de rocha e o próprio chão do local. As quantidades de cada um e funções dos componentes do solo serão demonstradas na Oficina que acontece em dois momentos, às 9h e às 11h30min, junto à Banca do Meio.

Produtos Crioulos –
Resultado da concentração nas mãos de grandes empresas químicas, as fábricas de sementes têm oferecido no mercado produtos híbridos e até transgênicos, dificultando a auto-reprodução das culturas. Os chamados produtos crioulos abrangem aqueles que o agricultor consegue reproduzir baseado nas colheitas das safras anteriores.
Para saber quais produtos ofertados na feira possuem essa característica, uma Mostra de Produtos Crioulos, cultivados a partir de sementes e mudas, será exibida na Banca do Meio. Entre os destaques estão os vários tipos de arroz, feijões, morangas, temperos verdes, chás, frutas, batatas e algumas verduras. Nestas destaca-se a alface caxias, cuja semente estava perdida e foi resgatada com um produtor do interior. Já as sementes da cenoura e da beterraba são muito difíceis de reproduzir devido à manipulação industrial que tornou a maioria delas híbridas.
Em frente à Mostra, na Banca do Seu Carneiro, acontece o lançamento da Revista The Ecologist Brasil – Outono de 2011. Nesta edição o grande destaque é dado às energias renováveis, especialmente à eólica, que aparece capa da publicação.
No próximo sábado, no encerramento da semana, a FAE sorteia e entrega vale-compras para quem trouxer sua sacola, dispensando os plásticos solicitados nas bancas. Uma banca especial irá distribuir sementes de hortaliças e a Banca da Fundação Gaia divulga material do Ecologista José Luzenberger sobre o perigo dos venenos utilizados na agricultura convencional.
A Feira dos Agricultores Ecologistas acontece aos sábados de manhã, das 7 às 13h, no canteiro central da primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre.

Por Cláudia Dreier, jornalista, assessora de comunicação da FAE e integrante do NEJ/RS

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: