Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Selos dominam Seminário Regional de Produtos Orgânicos em Timbó (SC)

“O selo é o documento final que dá credibilidade de que o produto é orgânico”. Com esta frase o extensionista rural da Epagri, Nilto Barella, resumiu o que foi a principal discussão durante o Seminário Regional de Produtos Orgânicos, que aconteceu no último dia 27 de abril, na sede do Parque Jardim Botânico, em Timbó. O evento teve um apoio da Prefeitura de Timbó, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, em parceria com a Epagri e o Banco do Brasil.
Segundo Barella em Timbó cinco famílias rurais já produzem alimentos orgânicos, mas ainda não possuem o selo. Para conquistar o selo, explica o extensionista, e necessário que o agricultor se adeque a um rígido padrão de cultivo. “É essencial deixar de usar agrotóxicos, em geral, e adubos minerais, principalmente, substituindo-os por insumos naturais”.
A curto prazo ficou pré-definido no seminário que os produtores rurais de Timbó que participam da feira municipal receberão uma certificação para ser fixada nos seus estandes. Para o agricultor que vai colocar o produto no comércio é necessário o selo no produto que é adquirido mediante supervisão na propriedade por no mínimo duas vezes ao ano, por empresa credenciada junto aos órgãos federais. “Dessas duas visitas uma deve ser agendada e a outra surpresa”, enfatizou a também extensionista da Epagri de Timbó, Kátia Marli Zimath de Mello.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Mário Vieira, presente no evento, destacou a importância do município em apoiar as famílias agricultoras, e a parceria com a Epagri e o Banco do Brasil. “Todos os anos procuramos trazer novidades e novos aprendizados para os nossos agricultores, objetivando fortalecer a agricultura familiar com qualidade, mantendo-a alto-sustentável”. Para mais informações as famílias agricultoras podem entrar em contato pelo fone 3382-0024, na Epagri de Timbó.

Fonte: Prefeitura Municipal de Timbó (SC).

One Response to “Selos dominam Seminário Regional de Produtos Orgânicos em Timbó (SC)”

  1. 1
    Marcus Vinicius Gurgel:
    Sou Engenheiro Agrícola, estudante de Agricultura Orgânica e SAF’s(Sistemas Agroflorestais) e gosto muito de Timbó, até planejo comprar uma propriedade neste município para a prática desta agricultura que tem como princípio a eliminação de adubos químicos, fertilizantes e defensivos sintéticos, etc; a chamada agricultura convencional. As práticas agroecológicas são o único caminho para a VERDADEIRA sustentabilidade no campo. Não podemos olhar a terra por um único aspecto, o econômico, pois esta é um meio complexo que tem vida em que devemos buscar a diversidade. Parabéns agricultores de Timbó que estão buscando a Agricultura Orgânica, seus filhos e netos irão agradecer.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: