Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Semente de linhaça: Alimento funcional com eficácia comprovada

Atualmente ouve-se falar muito sobre esta sementinha que apresenta benefícios maravilhosos á saúde, como melhorar o trabalho do trânsito intestinal, devido ás fibras presentes, além de possuir propriedades funcionais em sua composição.

A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter estas propriedades, é considerado um alimento funcional. Dessa forma torna-se um alimento saudável e indicado para incluir na alimentação da população.Uma colher de sopa de linhaça tem aproximadamente 66 kcal.

COMPONENTES DA LINHAÇA E SEUS BENEFICÍOS:

*Lignana: a linhaça é a fonte mais rica de lignana, que é um composto fito-químico que, segundo estudos, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.

*Fibras: as fibras regulam o intestino, pois desempenham papel importante no trânsito intestinal, aumentando o bolo fecal. Ajudam a normalizar os índices de colesterol e glicose sanguínea e previnem o câncer de colo. Uma colher de sopa de linhaça tem 4,3g de fibras.

*Ácidos graxos ômega 3 e ômega 6: este tipo de gordura é antioxidante e proporciona benefícios ao organismo, como: impedir a formação de placas de ateroma e conseqüentemente prevenir doenças cardiovasculares; ajudar na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue; renovação celular; estimula a produção de prostaglandinas, composto que melhora a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins; diminui ainda a retenção de líquidos e atua no sistema imunológico.

*Vitaminas e minerais: a semente de linhaça tem as seguintes vitaminas e minerais: vitamina A, E, B1, B6, B12, potássio, sódio, magnésio, fósforo, vitaminas e minerais tem funções importantes no organismo humano.

Você pode incluir a linhaça em diversas formas na sua alimentação, como bolos, tortas, sopas ou acrescentar em frutas, iogurtes, saladas, vitaminas, etc.

Diante as propriedades nutricionais encontradas na semente de linhaça, acredito ser um alimento muito nutritivo, portanto inclua em seu cardápio junto com os demais alimentos de grupos variados e tenha uma boa nutrição!

Por Janny Pêsso Guiduci, nutricionista. Polícia & Cia.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: