Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

História da Acert foi destaque no Encontro da Agricultura Ecológica

A história dos 20 anos da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres ( Acert) e os desafios para o futuro da Agroecologia foram os temas que mais se destacaram no 2º Encontro Regional da Agricultura Ecológica, realizado nos dias 7 e 8 no Salão Paroquial de Três Cachoeiras. Junto com a 9ª Feira da Biodiversidade e 2ª Feira da Economia Solidária, promovidas na Praça Central, o evento reuniu agricultores, estudantes, professoras, técnicos, lideranças políticas dos governos da região e do Estado.

No primeiro dia, o passado da Acert foi contado pelos próprios associados, que lembraram por que e como a associação foi criada, em 1991: ¨naquela época, falar de agricultura ecológica, biodiversidade, era muito diferente. Hoje é moda. A gente estava buscando uma solução para continuar no campo¨, recordou a agricultora Valdirene Evaldt da Acert Três Passos.

Além de Valdirene, outros ecologistas e filhos de ecologistas fizeram suas falas ao vivo ou projetadas em um telão: Jairo Bauer da Rosa, Paulo Fernandes, Elci da Paz Schaeffer, Rafael Souza, Raquel Fernandes e Anelise Becker Vieira, que aos 22 anos pensa no futuro da organização: ¨temos que dar continuidade para garantir que mais 20 anos venham pela frente. É um desafio até para o poder público apoiar as iniciativas que deem sequência ao trabalho¨.

Homenagens

Apoio foi o que os agricultores não esqueceram. Aproveitaram a oportunidade para homenagear com camisetas e sacolas de pano confeccionadas especialmente para a data, os padres Remi Gotardo Casagrande, Josimar Conti, Celso, Ciconetto e Adalberto Lumertz, o agrônomo Nabor Guazzelli, a professora Reinalda Fritzen e o Centro Ecológico.

Quando foi chamado para a homenagem, o padre Remi fez um apelo: ¨essa história tem que ser reescrita por grupos diferentes. Ela tem que andar. Vocês tem que tirar alguns dias para ajudar outras famílias¨, pediu o religioso.

Volumes comercializados chamaram a atenção das lideranças políticas
Depois das homenagens, Ana Luiza Meirelles da equipe técnica do Centro Ecológico, mostrou a situação atual da Agricultura Ecológica do Litoral Norte , com a quantidade de associações, grupos , volumes comercializados nas feiras , pontos de venda e para a alimentação escolar. Os números chamaram a atenção das lideranças políticas do governo do Estado: ¨fiquei impressionado¨, disse o diretor presidente da Fundação de Educação para o Associativismo (FEA), Rogério Dalló, que levou um cópia da apresentação.

O presidente da Emater / RS, Lino de David, felicitou a Acert e destacou que é fundamental que as políticas publicas protejam esses espaços de articulação da agricultura familiar.

À tarde, o PhD em Recursos Naturais André Gonçalves apresentou uma palestra sobre a Agricultura Ecológica no Brasil, no mundo e suas perspectivas futuras.
Feiras

Feiras – Enquanto isso, nas Feiras da Biodiversidade e da Economia Solidária, 24 bancas davam uma amostra do que Gonçalves destacou em sua palestra: a sabedoria no uso e preservação da biodiversidade. Artesanato com fibras de taboa e de bananeira, sementes, hortaliças, batatas nativas, mudas, flores , frutos e produtos processados com frutas nativas integravam o mosaico de cores, formas, sabores e aromas da feira.

Aldaci Bellé da Cooperativa Aecia , veio de Antonio Prado, na Serra Gaúcha, para mostrar os sucos de araçá, butiá, uvaia, guabiroba, açaí de juçara e cereja: ¨estamos lançando a linha de bebidas da agrofloresta, prontos para chegar a qualquer mercado¨, explicou Aldaci.

Segundo dia – Na quarta-feira, as mulheres tomaram conta do Encontro da Agricultura Ecológica. Entre outros temas, a nutricionista Vanessa Schottz, da Fase do Rio de Janeiro, falou sobre o acesso da produção agroecológica das agricultoras ao mercado institucional como a alimentação escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos ( PAA). A presença da nutricionista foi garantida com o apoio da organização Heifer Internacional.

Já a Rede Terra do Futuro da Suécia( Framtidsjorden) vem apoiando um projeto de sistematização das experiências agroecológicas protagonizadas por mulheres e , que Silvana Ferrigo, da Associação dos Colonos Ecologistas do Vale do Mampituba ( Acevam), de Praia Grande SC, apresentou logo após a fala de Vanessa.

A seguir, Celi Aguiar falou sobre a Associação de Mulheres para o Desenvolvimento Comunitário de Três Forquilhas ( Amadecom) e Valdete Cardoso sobre a recuperação das matas ciliares da região pelo Movimento de Mulheres camponesas (MMC).

A última fala do dia foi de Lurdes Maria Duarte, a Rafinha, que também conduziu a mística de encerramento do encontro e das feiras.

Almoço ecológico – Polenta de milho crioulo, arroz, feijão com e sem carne, saladas, batatas nativas e purê de aipim foram alguns dos pratos preparados pela agricultora Zelma Strege Evaldt para o bufê ecológico nos dois dias do evento.A bebida oficial foi Suco de Açaí da Mata Atlântica.

Presenças – No Encontro da Agricultura Ecológica estavam representadas as seguintes entidades: escola Dom José Baréa, Apemsul, Grupo Paraíso, Grupo Alto Rio de Dentro, Grupo Viva Vida de Osório, MPA , Secretaria do Meio Ambiente de Morrinhos do Sul , Secretaria da Agricultura de Dom Pedro de Alcântara, Onda Verde, EcoTorres, Capa, Patram, prefeitura de Mampituba, prefeitura de Três Cachoeiras, prefeitura de Antonio Prado, Câmara de Vereadores de Torres, Emater RS, Irga RS, Conab, Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária e Agronegócio, Secretaria do Planejamento e Gestão do RS.

Apoios e parcerias – Os eventos foram realizados pelo Centro Ecológico, Movimento de Mulheres camponesas (MMC) e Movimento de Mulheres Trabalhadoras Urbananas (MMTU), com apoio da Campanha da Fraternidade Ecumênica, Econativa; ICCO & Kerk in Actie, Framtidsjorden ( Rede Terra do Futuro); Prefeitura Municipal de Três Cachoeira,; Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), Ministério do Meio Ambiente.

Parcerias – Acert, Cooperativa dos Consumidores de Produtos Ecológicos de Três Cachoeiras (Coopet) e bioDiversa Comunicação & Imagem.

Ouça aqui boletim produzido para a disciplina de Radiojornalismo da Satc, o acadêmico Geovane Roldão entrevista o técnico agrícola Cristiano Motter, a agricultora Luzia Fernandes e o agricultor Izaías Becker, sobre os 20 anos da Agricultura Ecológica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Fonte: Centro Ecológico Ipê.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: