Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Terça Ecológica discute a responsabilidade sobre o lixo de cada dia

O lixo é uma questão que geralmente não cheira bem e é tratado como um problema alheio. Todos nós produzimos, mas ainda são poucos aqueles que se comprometem, de fato, com a sua destinação. Somente na capital gaúcha, a cada 24 horas, cerca de 978 gramas de lixo são coletados por habitante. De acordo com números relativos às coletas de 2010 do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, ao fim de cada dia quase 1,4 toneladas de resíduos são recolhidas apenas m Porto Alegre.

A recente Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em agosto de 2010, regulamenta a destinação final dos lixos, mas ainda depende da elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para acesso a recursos federais relacionados ao tema. Esta lei estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, o que abrange fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, além dos consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Para debater a situação da Capital e como esta lei está repercutindo no Estado, a Terça Ecológica deste dia 21, realizada em parceria com o JÁ Editores, traz a engenheira química da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Carmem Níquel, o repórter e editor do Coletivo Catarse, André de Oliveira, e o diretor técnico do Instituto Venturi para Estudos Ambientais, Eduardo Torres, para debater o assunto. O evento acontece no auditório pequeno do Instituto Federal Rio Grande do Sul (ex-Escola Técnica), às 19 horas e tem entrada franca.

Carmem Níquel já tem 30 anos de trabalho na Fepam e atua no serviço de licenciamento de atividades industriais em implantação; André de Oliveira é um dos responsáveis pela produção do vídeo sobre lixo doméstico, a ser exibido durante o evento; e Eduardo Torres é engenheiro químico com larga experiência na área de resíduos sólidos industriais. A Terça Ecológica é um evento mensal do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS), realizado desde 1994, que reúne especialistas para debater assuntos ambientais com a comunidade. A entrada é franca.

Mais informações sobre as atividades do NEJ-RS podem ser encontradas no site: http://www.ecoagencia.com.br.

Serviço:
Terça Ecológica sobre resíduos sólidos
Dia: 21/06/2011
Horário: 19h
Local: Auditório pequeno do Instituto Federal Rio Grande do Sul (ex-Escola Técnica). Rua Ramiro Barcelos, 2777 – Bairro Santana – Porto Alegre/RS
Entrada franca

Por Eloisa Loose -EcoAgência Solidária de Notícia Ambientais.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: