Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

2ª Agroind Familiar abre espaço para produtos orgânicos

Produtos orgânicos são destaque na 2ª Agroind Familiar

Os produtos orgânicos terão um espaço especial na 2ª Agroind Familiar – Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar. O objetivo é dar visibilidade para essa linha de alimentos que tem crescido na opção escolha do consumidor.

As agroindústrias de produtos orgânicos vão expor no pavilhão 2. Junto dos expositores também vai funcionar a Feira de Orgânicos da Superintendência Federal da Agricultura do RS. Essa feira ocorre semanalmente em Porto Alegre, junto à sede do órgão, e pela primeira vez será interiorizada. Na oportunidade serão comercializados produtos orgânicos certificados industrializados, como mel, queijos e vinhos.

Conforme o chefe da Unidade Técnica Regional de Lajeado, Ricardo Cimirro, a Agroind vai concentrar as atenções da Superintendência na próxima semana. “Durante toda a feira, em seu estande, haverá técnicos presentes para dar informações, participar ativamente das palestras técnicas e esclarecer dúvidas de produtores rurais e prefeituras. São fiscais federais agropecuários (veterinários e agrônomos), além do coordenador, Francisco Signor, representante oficial do Ministério da Agricultura no RS e que apoia nosso trabalho junto à coordenação da feira desde novembro de 2011″, revela Cimirro.

A designação de produtos orgânicos está definida em lei. Trata-se de qualquer produto de origem animal e vegetal, obtido de sistema de produção orgânica, ou extrativismo sustentável orgânico. São alimentos livres de agrotóxicos, adubos químicos sintéticos ou organismos geneticamente modificados, produzidos de forma integrada e nas condições ambientais locais.

A produção de orgânicos também será tema de um seminário, no dia 14 de julho, a partir das 8h30min no auditório 1. Estarão em debate a agricultura orgânica como estratégia de mercado, a certificação dos produtos e experiências de produtores vindos dos municípios de Ipê e Antônio Prado (RS). No mesmo dia, às 14h no auditório 2, ocorre na Agroind a reunião da Comissão Estadual da Produção Orgânica. A 2ª Agroind realiza-se de 13 a 17 de julho em Lajeado.

O evento é uma organização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Tem na promoção a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag RS), Prefeitura de Lajeado e Emater RS.

Fonte: Agroind Familiar.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: