Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Transgênicos e venenos agrícolas fazem Monsanto ter lucro recorde

Na quarta feira, dia 29 de junho, a multinacional Monsanto informou que o seu lucro líquido foi de 680 milhões de dólares no segundo trimestre deste ano, 80% acima dos 384 milhões de dólares do mesmo período do ano passado. A expectativa de lucro por ação aumentou de 2,79 para 2,86 dólares; o seu fluxo de caixa livre em 2011, aumentou de 1,1 bilhão para 1,3 bilhões de dólares.

O principal motivador desses excelentes resultados financeiros é o aumento das vendas de sementes transgênicas e agrotóxicos. Os maiores resultados vieram dos Estados Unidos e da América Latina, com produtos tais como milho, soja, algodão e outras sementes, principalmente transgênicas, que tiveram um aumento na demanda de 12%. Os herbicidas tiveram um aumento nas vendas de 57%.

A Monsanto é responsável pela criação de organismos geneticamente modificados (OGMs), também conhecidos como transgênicos, que são fruto da engenharia genética criada pela moderna biotecnologia. Um organismo é chamado de transgênico, quando é feita uma alteração no seu DNA. Uma das grandes e mais lucrativas invenções da Monsanto é a soja Roundup Ready (RR) que foi aprovada para plantio nos EUA em 1994, e, posteriormente, no Canadá, Argentina e México. Essa soja RR foi modificada geneticamente para que se tornasse resistente ao herbicida glifosato, ou seja, que este pudesse ser usado livremente para matar ervas daninhas sem prejudicar a soja. O glifosato é comercializado sob a marca registrada “Roundup”, que é um herbicida de largo espectro; ocasiona a destruição desnecessária de muitas espécies de plantas inofensivas, e com isso pode acarretar a diminuição da diversidade das plantas silvestres, como consequência prejudicando insetos, pássaros e mamíferos. O cultivo de soja transgênica RR tem levado ao uso mais intenso de glifosato, e um número cada vez maior de ervas daninhas tem se tornado resistente ao produto, necessitando de mais aplicações de herbicida, com isso tem se elevado o uso de agrotóxico no planeta.

A Monsanto está sendo investigada pela Securities and Exchange Commission devido a seus programas de incentivo relacionados aos produtos de glifosato nos anos fiscais 2009 e 2010. O Roundup foi seu monopólio a partir de 1973, por 30 anos, mas ainda hoje é líder no mercado dos agrotóxicos. A propaganda dizia que era inofensivo para o meio ambiente e seres humanos e nos rótulos dos frascos possuía a palavra “biodegradável”, que as organizações regulatórias somente a obrigaram a removê-la em 1997.

Os transgênicos provocam milhares de doenças, esterilidade, reações tóxicas e alérgicas nos seres humanos; contaminação intensiva do ambiente e das plantações não-transgênicas, permanecendo ativo durante muito tempo. A sua liberação no Brasil pelo governo federal e praticamente todos os governos estaduais revela sua submissão às multinacionais imperialistas.

Fonte: Diário da Liberdade - Portal anticapitalista da Galiza e países Lusófosos.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: