Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Escolhidas as organizações da sociedade civil que participarão de nova gestão da CPOrg/RS

Assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (24) definiu as 17 organizações da sociedade civil cadastradas e habilitadas que tomarão assento na Comissão da Produção Orgânica do RS (CPOrg/RS) para o biênio 2011/2013. Das 17 entidades inscritas, 15 participaram da assembleia, que teve a coordenação do servidor do Ministério da Agricultura, José Cleber Dias de Souza. Ele e o também servidor do Ministério da Agricultura Vinicius Pasquoto, serão os coordenadores da CPOrg/RS para o próximo período. Entre as entidades está o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS), que manteve posição conquistada na gestão anterior. A Assembleia foi realizada no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Porto Alegre/RS.

Após a apresentação da legislação referente à composição da Comissão e das portarias anteriores, foram lidos os nomes de todas as entidades que postulavam participar do processo. A Assembleia ocorreu de forma tranquila, havendo consenso no encaminhamento para a composição das entidades titulares e suplentes. Das 17 organizações que comporão a CPOrg, 10 serão titulares e as demais ocuparão a suplência. Outras 17 organizações da área governamental serão convidadas pelo MAPA a participarem da CPOrg/RS.

De acordo com José Cleber, o saldo das ações da Comissão da Produção Orgânica é bastante positivo e o Ministério da Agricultura está satisfeito com o comprometimento das organizações governamentais e da sociedade civil nas ações relacionadas a qualificação e ampliação da produção orgânica do Estado.  Entre as atividades que marcaram a gestão que está concluindo seu mandato, destacam-se as duas últimas edições da Semana do Alimento Orgânico. Também teve participação ativa na implantação do Selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica, que passou a vigorar no início deste ano.

Ele lembra ainda que, segundo a Instrução Normativa do MAPA que disciplina este processo, as CPOrgs têm por finalidade auxiliar nas ações necessárias ao desenvolvimento da produção orgânica, tendo por base a integração entre os diversos agentes da rede de produção orgânica do setor público e do privado, e a participação efetiva da sociedade no planejamento e gestão democrática das políticas públicas.

A posse da nova composição do CPOrg/RS vai ocorrer no próximo dia 30 de agosto, a partir das 14h, durante reunião extraordinária marcada para o auditório do MAPA/Embrapa, na Expointer, em Esteio. Em outubro a Comissão deverá reunir-se na Feira de Sementes Crioulas de Canguçu; novembro na cidade de Torres e dezembro em Porto Alegre.

As organizações civis que participarão da CPOrg/RS no mandato que vai de setembro de 2011 a agosto de 2013 são as seguintes:
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec)
Emater/RS – Ascar
Cooperativa Central dos Assentamentos do Rio Grande do Sul (Coceargs)
Rede Ecovida de Agroecologia
Associação dos Ecologistas de Caxias do Sul (Ecocaxias)
Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) Pelotas
Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) Santa Cruz do Sul
Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ/RS)
Associação dos Produtores de Arroz Ecológico do Assentamento Filhos de Sepé (APAECO)
Cooperativa de Mulheres COOPERLIVRE
Associação Agroecológica
Cooperativa Arco-Íris
Associação Regional de Produtores Agroecologistas da Região Sul (Arpasul)
Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares
Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus)
União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçú (Unaic).

Por Juarez Tosi, para Vida Sustentável.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: