Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Acre forma primeira turma de técnicos em agroecologia

Curso é estratégico para fortalecer a vocação regional: agricultura familiar e agricultura sustentável

O governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr, formou 23 Agentes em Desenvolvimento Comunitário com habilitação em agroecologia (Foto: Assessoria IDM) O governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), formou 23 Agentes em Desenvolvimento Comunitário (ADC) com habilitação em agroecologia, na última sexta-feira, 2, no Theatro Hélio Melo.  Foi a formatura da primeira turma de técnicos em agroecologia do Estado, composta por jovens de comunidades rurais dos municípios de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Feijó e Rodrigues Alves, com recursos do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre(Proacre).

O curso foi executado pela Escola da Floresta Roberval Cardoso, que faz parte do conjunto de escolas técnicas do IDM, e tem como objetivo formar profissionais que respondam às necessidades apresentadas no meio rural e urbano, no contexto amazônico, dentro de uma perspectiva de sustentabilidade, aliando qualidade de vida, conservação dos recursos naturais e produção de alimentos e matérias-primas de origem vegetal e animal.

“Eu me sinto muito honrado por ser de uma turma diferenciada. A formatura do curso é uma celebração de uma conquista, é uma felicidade poder celebrar este momento. É a oportunidade para agradecermos a Escola da Floresta, ao IDM e ao governo pelo compromisso conosco, com nossos familiares e com nossas comunidades. É um prazer fazer parte da primeira turma de agroecologia do Estado”, declarou Edicácio Alves, formando de Porto Walter.

“É muito valoroso para o Acre a formatura desses jovens. O Acre e o Brasil precisam muito de técnicos, pois existe uma carência muito grande no país de profissionais das mais diferentes áreas do conhecimento. O ensino técnico, assim como o superior, é muito importante aqui no Estado, e sabemos que nem todos os jovens têm a oportunidade de ingressar em uma faculdade. O IDM, juntamente com a Secretaria de Educação, vai ampliar ainda mais a oferta de cursos técnicos no Estado. Confiamos muito no esforço desses técnicos, que trarão muitos benefícios para nossa sociedade de forma sustentável”, disse Daniel Zen, Secretário de Estado de Educação e Esporte.

O Técnico em Agroecologia terá competências para atuar na realidade produtiva rural e urbana, junto à agricultura familiar, entendendo a agroecologia não apenas como base técnica para produção, mas como fundamentação para a manutenção e promoção da vida e da justiça social.

“Para nós do governo, e principalmente do IDM, é um momento de consagração de um trabalho realizado. Trabalhamos com muita satisfação para a realização desse momento. Em nome do Instituto Dom Moacyr, agradecemos a todos os colaboradores da Escola da Floresta pelo excelente trabalho com os educandos. Estamos aqui felizes por termos concluído uma etapa, estamos aqui agora apresentando 23 excelentes técnicos formados pela Escola da Floresta ao Estado. O nosso propósito é fazer o melhor pelo Acre”. salientou Irailton Lima, diretor-presidente do IDM.

Fonte: Agência de Notícias do Acre.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: