Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Expointer 2011 apresenta também produtos orgânicos

Produtora de Viamão Jurema Schneider, cria cerca de 200 galinhas e está expondo sua produção de ovos orgânicos na Expointer 2011 (Foto: Emater/RS - Ascar)

A feira é o caminho mais próximo entre produtor rural e consumidor. Neste contexto, o espaço Caminhos da Integração, organizado pela Emater/RS-Ascar e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), recebe pela primeira vez o estande “Feiras Livres e Feiras do Peixe”, que mostra ao público da Expointer 2011 opções de hortigranjeiros produzidos por trabalhadores que prezam pela qualidade e pela venda de produtos frescos e in natura.

É o caso da produtora rural de Viamão, Jurema Schneider, que cria cerca de 200 galinhas e está expondo sua produção de ovos orgânicos no estande. Ela faz parte do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (Opac) e tem como proposta oferecer produtos mais saudáveis e saborosos ao consumidor. “A gente consegue notar a diferença dos ovos orgânicos em relação aos outros facilmente, principalmente porque os sabores e até o cheiro são melhores”, explica.

Os produtos orgânicos não contém insumos artificiais, como adubos químicos e agrotóxicos, o que permite o consumo de alimentos mais saudáveis, com elevado valor nutricional.

De acordo com o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Luís Paulo Ramos, as feiras são um mecanismo eficiente para gerar alternativas ao consumidor, que pode escolher produtos variados e de qualidade. “Atualmente a maioria dos produtos orgânicos são encontrados na feira. Além disso, o espaço gera satisfação para os clientes, que podem conversar com o produtor e tirar suas dúvidas. Já o produtor está sempre atualizado sobre questões de mercado e vê na prática o que o consumidor precisa”, disse.

Outro fator citado por Ramos é a agregação de valor aos produtos, já que o feirante não precisa vender os alimentos para um comércio intermediário antes de eles chegarem aos consumidores.

A Emater/RS-Ascar presta assistência técnica na organização e fiscalização de feiras em todo o Estado.

O que é Opac

O Opac é um mecanismo credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que avalia, verifica e atesta que produtos e estabelecimentos produtores ou comerciais atendem às exigências do regulamento da produção orgânica.

Por jornalista Felipe Rosa, da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Bagé.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: