Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Festival de Sacolas na Feira Ecológica ocorre neste sábado (17) em Porto Alegre/RS

Neste sábado alunos da ACM Unidade Centro e do Colégio Israelita Brasileiro expõem suas criações artísticas na Feira dos Agricultores Ecologistas, em Porto Alegre/RS, FAE. Mais de 50 sacolas de algodão decoradas por crianças entre sete e nove anos participam do Festival de Sacolas, que integra as comemorações de 22 anos da FAE.
 
Fazer a sua sacola e utilizá-la é uma atitude que permite a redução do uso de plásticos, esta norteou várias campanhas feitas na feira desde 2006. Inspirada por uma delas, a professora de artes Isabel Maria Silveira Preto de Oliveira produziu sacolas de algodão com os seus alunos de Ensino Médio e ofereceu-se para expô-las na FAE. Assim nascia o Festival de Sacolas.
 
Criatividade
Uma das principais dádivas do processo educativo, o ensinar a refletir e a pensar partindo de situações concretas é estimulado nesta iniciativa, onde assuntos como alimentos saudáveis, consumismo e preservação do ambiente começam a ser interiorizados pelos educandos. “Vou utilizar minha sacola para fazer compras” afirma Yasmin que estuda na segunda série da ACM. Seu colega Eduardo comenta que vai guardar maçãs na obra recém-pintada.
 
“Eles adoraram participar deste processo que incluiu a produção de tintas naturais. Alguns disseram que irão usar as frutinhas que têm em casa para fazer outras cores” explica a professora Fernanda Possamai Bastos. Ferananda utilizou beterraba, urucum, café, erva-mate e carvão como pigmentos para criar as cores que aparecem nas sacolas. Nas 43 sacolas feitas nas duas turmas também aparecem moldes de figuras: “muitas propostas de desenho foram recriadas e adaptadas pelos pequenos artistas.”
 
Nos trabalhos do Colégio Israelita, de alunos maiores, cursando a terceira série do ensino fundamental, aparecem diferentes propostas ilustradas com colagens de vários materiais. A produção das sacolas foi feita pelos alunos em horário extra classe em uma oficina especial coordenada por Liseli Poente, que teve o estímulo e a colaboração da professora Sulima Pogrebinschi.
 
Construção coletiva
 
Os frequentadores da FAE participam do Festival escolhendo suas preferidas entre todas artes expostas. Na cédula da eleição, recebida após assinar o livro de eleição e que deve ser depositada na urna, os eleitores escrevem o número da sacola que mais apreciaram em cada escola. As três sacolas mais votadas de cada grupo recebem vale-compras para seus criadores escolherem o que comprar e bancarem a feira.
 
No dia do aniversário de 22 anos da FAE, serão divulgadas as sacolas mais votadas. Na feira do dia 29 de outubro os vencedores recebem os vale-compras e serão devolvidas as demais sacolas, com um recheio surpresa para todos os estudantes inscritos no Festival.

O Festival acontece no próximo sábado dia 17 de setembro, independente das condições atmosféricas, pois as sacolas serão expostas em uma banca especial, devidamente abrigadas das intempéries.
 
A Feira dos Agricultores Ecologistas realiza-se há vinte e dois anos na primeira quadra da avenida José Bonifácio, aos sábados das 7h às 13h. Desde 2006, ela recebe o respaldo da Associação Agroecológica, que agrega os produtores da feira e trabalha na garantia de conformidade na produção orgânica.

Por Cláudia Dreier, assessora de imprensa da FAE.

One Response to “Festival de Sacolas na Feira Ecológica ocorre neste sábado (17) em Porto Alegre/RS”

  1. 1
    claudia lulkin:
    Que lindo reencontrar esta idéia e prática da FAE, da Claudia Dreier, de TODOS OS COLETIVOS que continuam colorindo a praça desde 89!!!!
    Parabéns, queridos amigos-parceiros-entes no ambEnte!

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: