Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Laranja e energias limpas são os destaques da Feira de Primavera da FAE

Neste sábado, vista-se de verde e traga suas sacolas e canecas para comemorar a chegada da estação das flores. A Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, realiza a Feira da Primavera destacando a laranja valência e a presença ONGs que participam do “dia para ir além dos combustíveis fósseis”.
 
Enfatizado a campanha para reduzir o uso de plásticos, todos são convidados a trazer de casa canecas e embalagens para transportar suas compras. Aqueles que dispensarem o copo plástico, pagam um valor menor pelo suco de cítricos feito na hora, oferecido pela Banca Companheiros da Natureza. Ao recusar as usuais sacolas das bancas, os clientes recebem cupons para concorrer ao sorteio de cestos de produtos orgânicos.
 
Cuidados para evitar o câncer – Devido à mudança da iluminação do planeta ao longo do ano, a camada de ozônio no Hemisfério Sul fica mais fina em setembro e outubro, época em que deve haver uma maior proteção para se evitar câncer de pele. Isso deve-se ao equinócio.
 
O início da primavera, dia 23 de setembro às 06h04min, horário de Porto Alegre, é chamado de equinócio por representar uma data onde as noites e os dias têm a mesma duração em todo o planeta. O momento exato muda a cada ano devido aos movimentos da Terra ao redor do sol.
 
A partir de sexta-feira (23), início da primavera, os raios solares alcançam regiões mais ao sul do planeta, onde não chegavam no inverno, e ali encontram gases poluentes que, em contato com a luz, reagem com o oxigênio molecular da estratosfera. Desta forma, os gases fabricados pelo homem atrapalham a auto-regulação e o papel filtrador da camada de ozônio. Assim, esta fica mais fina, permitindo a passagem de raios ultravioleta, ondas curtas muito prejudiciais à vida.
 
Primaveril – Contrariando a maioria dos cítricos, típicos de inverno, a laranja valência apresenta seu pico de produção no início da primavera podendo estender-se até meados do verão. “Como esta variedade tem maturação tardia, ela pode ser chamada de laranja da primavera” comenta Eduardo Schroder, produtor de cítricos que discorre sobre características e produção da fruta às 8h30min e às 10h na Banca do Meio.
 
“A valência permite obter suco mais encorpado do que as paulistas”, afirma Willian Rada da Rocha, da Banca Novo Citrus. “Pelo alto teor de açúcar, o brix pode chegar a treze, e de acidez conseguimos produzir um suco integral que é engarrafado da forma como é extraído, sem precisar tirar ou adicionar coisa alguma”. Na feira são comercializadas garrafas de um litro e de 355 ml.
 
A nutricionista Herta Karp Wiener divulga os valores nutricionais e promove degustações da fruta a partir das 9h30min, na Banca do Meio. “A laranja é símbolo de vitamina C. Seu suco é muito indicado para casos de diabéticos com hipoclicemia. Ao ingeri-lo pode evitar-se que a pessoa entre em coma”.
 
ONGs – Neste sábado, o InGá estará na FAE ao lado da Banca do seu Carneiro, inaugurando sua nova banca de bambu. A ONG realiza campanhas ambientais em prol da vida nos rios e da utilização das PANCs, plantas alimentícias não convencionais.
 
Outros convidados especiais são o Greenpeace e a AGAPAN que chamam atenção e distribuem materiais sobre o “Planeta em movimento: um dia pra ir além dos combustíveis fósseis”. Junto a eles haverá a demonstração de coleta de energia solar fotovoltaica.
 
“Dois painéis de um metro quadrado transformam luz em energia elétrica” descreve Luis Alberto Maccarini, engenheiro eletrônico que faz a demonstração do processo a partir das 8h30min ao lado das ONGs, localizadas junto à Via Sapiens.
 
A Feira dos Agricultores Ecologistas realiza-se há vinte e dois anos na primeira quadra da avenida José Bonifácio, aos sábados das 7h às 13h. Desde 2006, ela recebe o respaldo da Associação Agroecológica, que agrega os produtores da feira e trabalha na garantia de conformidade na produção orgânica.
 
Texto da jornalista Cláudia Dreier, assessora de imprensa da FAE.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: