Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Seminário fortalece agroecologia na atividade rural

O Seminário abriu a porta necessária para que as atividades agroecológicas que, até então, estavam à margem dos incentivos das políticas públicas( Foto: Irene Mendes)

Caminhos para certificação socioparticipativa foi o tema escolhido para o 2º Seminário Estadual de Agroecologia, realizado nos dias 13 a 16 de setembro, no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste, Rondonia. Durante o encontro foram discutidas ações para implementar a agricultura orgânica, incentivando os agricultores familiares presentes a adotarem o plantio livre do uso de agrotóxicos para melhorar a qualidade dos produtos e assim, diversificar a lavoura agregando valores e obtendo mais resultados na comercialização dos produtos. A abertura contou com crianças filhas de agricultores presentes, que realizaram entrega de sementes aos participantes numa simbologia ao crescimento da agroecologia.

Segundo Marcos Antônio Ribeiro Machado, responsável pelo segmento de agroecologia na Emater e coordenador do evento, o objetivo do Seminário foi “fortalecer a atividade agroecológica no estado de Rondônia através da interação de práticas e experiências de técnicos e produtores que a vivenciam em diferentes estágios de aplicabilidade por toda a cadeia produtiva”. Marcos diz ainda, que “as práticas agroecológicas já acontecem no Estado a, pelo menos, 10 anos”.

Essas práticas são realizadas tanto por extensionistas da Emater quanto por técnicos de instituições públicas e privadas, mas sem o apoio, até o ano passado, das políticas públicas fundamentais e estruturantes. “Com a sensibilidade do atual governo de Estado, especialmente na pessoa do próprio Governador, Sr. Confúcio Moura, abre-se a porta necessária para que as atividades agroecológicas que, até então, estavam à margem dos incentivos das políticas públicas ganhassem o fortalecimento para se desenvolver como uma possibilidade viável de geração de renda e qualidade de vida especialmente aos pequenos e médios produtores rurais”, explica.

Durante as atividades realizadas no Seminário, houve grande participação dos agricultores. O tesoureiro da Associação Buritizense dos Orgânicos e Associados (ABOA), Roberto dos Santos, por exemplo, levou para apresentação e discussão o estatuto e regimento interno da associação para servir de base às futuras agremiações a serem constituídas, com a finalidade de incentivar a produção corretamente ecológica.

O secretário executivo da Emater, Elisafan Sales participou do evento e falou da importância do seminário para os agricultores que ali se faziam presentes; Segundo ele, através desse seminário todas as informações tecnológicas seriam discutidas, levando-se em consideração o meio ambiente, culturas mais usadas na agricultura orgânica e envolvimento das famílias em todo o processo.  Também participaram do encontro o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Olavo Nienow, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ana Carina Viegas, secretário de estado adjunto da Agricultura (Seagri), Antônio Deusemínio e autoridades ligadas ao setor agrícola.

Por Edi Alencar e Wania Ressutti, Emater/RO

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: