Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Agricultura Familiar ocupa centro de debates internacionais sobre combate à fome

Encerra nesta sexta-feira (07), em Bilbao, na Espanha, a IV Conferência Mundial da Agricultura Familiar. Este ano o tema é Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta. O evento reúne referências mundiais em agricultura familiar e em modelos de agricultura sustentável e desenvolvimento rural. Durante três dias, os participantes estão debatendo e buscando soluções concretas para incrementar o potencial da agricultura familiar para a segurança alimentar mundial e para o desenvolvimento econômico de milhões de pessoas que vivem nas zonas rurais.

O secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, representa o ministério no evento. A Conferência conta também com membros da ONU para a segurança alimentar, da FAO e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Eles dividem espaço para debate com representantes das principais organizações agrárias do mundo. Ao final do encontro, será elaborada uma declaração com propostas concretas para a agricultura familiar.

Também participam da Conferência, organizada pelo Fórum Rural Mundial, associações ligadas ao desenvolvimento rural, de organizações não governamentais, empresas e cooperativas do setor, administração pública e centros de investigação dos cinco continentes.

Roma
 – Na última quarta-feira (05), o secretário Laudemir Müller representou o MDA no Grupo de trabalho para diálogos políticos para a pobreza rural na América Latina e Caribe. Laudemir participou do painel que promove a discussão sobre mecanismos de gestão e cooperação que gerem para resultados para além dos ciclos políticos. O encontro ocorreu em Roma, na Itália, promovido pelo FIDA e o Centro Latinoamericano para o Desenvolvimento Rural (RIMISP).

Segundo Laudemir, a missão e a meta do FIDA dialogam com a principal agenda no Brasil, o combate à extrema pobreza. O secretário destaca que, assim como o MDA tem trabalhado para a inclusão e a estruturação produtiva da população do meio rural, por meio do Plano Brasil Sem Miséria, o Fundo Internacional tem suas ações direcionadas para o mesmo objetivo. “A participação do ministério vai ser muito significativa para aprendermos com quem já vem atuando no combate à pobreza no meio rural e para mostrarmos a iniciativa brasileira no mesmo sentido”, diz Müller.

O evento teve entre os convidados representantes de organismos internacionais e dos governos da Colômbia, México, Peru, FIDA Mercosul, e Equador, como a ministra coordenadora do Desenvolvimento Social, Jeannette Sanchez.

O FIDA é uma agência especializada das Nações Unidas, fundada em 1977, para tratar da questão da pobreza rural de países em desenvolvimento. O fundo administra subsídios para programas e projetos direcionados às necessidades dos mais pobres e segmentos marginalizados da população rural. Em mais de 20 anos, tem ações voltadas para a erradicação da pobreza rural, com objetivo de dar o acesso a meios de produção, terra e água, além de insumos, capacitação e extensão, mercados, crédito e serviços.

Por Vida Sustentável com informações do MDA.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: