Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Festa e Mesa Redonda marcam os 22 anos da Feira dos Agricultores Ecologistas

 

Comemoração dos 17 anos da FAE, em 2006

No Dia Mundial da Alimentação, a Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE completa 22 anos de existência. O aniversário será comemorado no sábado dia 15 com uma festa que acontece durante a feira e com uma Mesa Redonda a ser realizada em 18 de outubro, terça-feira pela manhã no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

Muitos produtores e frequentadores que buscam uma melhor qualidade de vida passaram pelo canteiro central da Avenida José Bonifácio nos sábados de manhã ao longo das últimas décadas. Viajantes, estrangeiros e ecologistas afirmam ser a FAE uma das mais representativas feiras de produtos orgânicos no Planeta, senão a maior de todas, em variedade e no quesito venda direta do produtor para o consumidor. Partilham dessa opinião o alemão Hartmut Vogtmann, Ministro do Meio Ambiente da Baviera no início da década de 1990, e Anna Ramos Milanez, que atualmente reside no Peru e é filha do presidente da AGAPAN.

Dia de festejar

Balões espalhados pelas bancas e nos portais de entrada indicam que o sábado será especial. O colorido é realçado pela música presente e pelas entrevistas do rádio feira que inicia às 9h, centralizado ao lado do caldo-se-cana. Os frequentadores da FAE terão a oportunidade de ouvirem depoimentos dos fundadores da feira e também manifestar seus sentimentos sobre o evento semanal que traz saúde à mesa dos interessados em alimentos livres de aditivos químicos.

Às 10h os alunos que participaram do III Festival de Sacolas recebem o resultado da apreciação das suas obras feita pelos frequentadores da feira. Os artistas que criaram a sacola mais votada em cada escola recebem o livro Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra entregue pela sua organizadora, Georgina Bond Buckup, professora da UFRGS e integrante da ONG Igré. Serão três exemplares por escola: um para o aluno, outro para o professor e o terceiro destinado à biblioteca para que todos os participantes do festival possam apreciar a obra.

Estará presente na Banca do Meio, a nutricionista Herta Karp Wiener. “Fico emocionado quando  lembro da nossa primeira festa de aniversário, quando fechamos a rua e fizemos uma mesa enorme”, conta Herta que ajudará apagar as velinhas do bolo dos 22 anos, logos depois do meio-dia. Antes de partilhar da delícia feita com cacau e morango orgânico, todos estão convidados a participar do abraço da FAE, em um momento de pausa nas compras para agradecer e celebrar.

Mesa Redonda

A grande novidade do aniversário de 2011 é uma Mesa Redonda sobre os 22 Anos de Produção Orgânica, que irá refletir sobre a origem, os desafios e as perspectivas futuras da feira e seus integrantes. Em parceira com o Núcleo de Ecojornalistas, NEJ-RS, o evento acontece no dia 18 de outubro, terça-feira, às 9h no auditório um da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFGRS, localizado na Ramiro Barcelos, número 2705.

Partilhar a história e as vicências da feira com os seus beneficiários urbanos é proposta do evento que traz à Porto Alegre seis produtores da feira, sendo apresentados pelo jornalista Juarez Tosi, coordenador do NEJ. Todos os consumidores, simpatizantes, jornalistas e estudantes que têm na feira uma fonte de nutrição e pesquisa estão convidados a participar deste momento de integração de saberes.

A Feira dos Agricultores Ecologistas realiza-se há vinte e dois anos na primeira quadra da avenida José Bonifácio, aos sábados das 7h às 13h. Desde 2006, ela recebe o respaldo da Associação Agroecológica, que agrega os produtores da feira e trabalha na garantia de conformidade na produção orgânica.

Por Claudia Dreier, Feira dos Agricultores Ecologistas – EcoAgência.

 

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: