Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Reunião Técnica avalia necessidades para o setor das plantas bioativas

Reunião ocorre na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre - Foto: Katia Marcon

Foi aberta, na manhã desta quarta-feira (26/10), a 6ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas, na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. Participaram da solenidade os diretores técnico e administrativo da Emater/RS, respectivamente, Gervásio Paulus e Valdir Zonin, o secretário adjunto da Saúde, Elemar Sand, e o diretor técnico da Fepagro, Luciano Kaiser, além de representantes de diversas instituições.

Nas falas de abertura, foi unânime a necessidade da instalação de políticas públicas para o desenvolvimento no setor das plantas bioativas. “Conseguimos alguns avanços, mas há muitos desafios pela frente. É preciso que os encaminhamentos retirados dessa plenária sejam levados aos órgãos competentes”, afirmou o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus.

A primeira mesa de debates da Reunião Técnica teve como painelistas os professores da UFRGS, Dr. Paulo Brack e a Drª Mara Ritter, da Unilasalle, Dr. Sérgio Bordignon, e da PUC/RS, Drª. Marlise Araújo dos Santos. Os temas abordaram a identificação botânica das plantas bioativas, como o guaco e o poejo, o Projeto Telefarmácia, que prevê a capacitação de profissionais de saúde na identificação correta de plantas medicinais, o bioma Pampa e as plantas do futuro.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial utiliza plantas bioativas em tratamentos de saúde e, segundo os especialistas, é fundamental o reconhecimento correto das variedades e dos diferentes atributos de cada espécie. O professor Paulo Brack informou que estima-se a existência entre 5 e 10 milhões de espécies de plantas no mundo, das quais somente 1,8 milhão foram descritas cientificamente até agora. “Estamos perdendo muito rapidamente as nossas espécies. Precisamos desenvolver uma política pública para proteger a biodiversidade no Estado”, alertou Brack.

A programação seguiu à tarde com os painéis Sementes: sua importância nos sistemas de produção de base ecológica; A utilização de plantas bioativas como estratégia à transição agroecológica; Cultivo e manejo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares no Jardim Botânico; e Dados sobre Hortos Comercial e Comunitário no RS. Serão painelistas o engenheiro agrônomo da BIONATUR Sementes Agroecológicas, Eitel Dias Maicá, o diretor de planejamento da ISLA Sementes, José Andrei, da doutoranda PPGSPAF/UFPel, a bióloga Patrícia Lovatto, da FZB, Pedro Ernesto Sanhudo da Cunha, e da farmacêutica da Emater/RS-Ascar, Ana Maria Daitx Valls.

Programação
Dia 27
9h – Painel – Controle de qualidade e beneficiamento das plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Legislação sobre droga vegetal – A situação frente a RDC 10/2010. As Farmacopéias do Brasil e do Mercosul – Referências e normas para trabalhos com plantas medicinais. Farmª Ms. Rafaela Marin – Doutoranda PPGCF – UFRGS. Aspectos importantes relacionados à secagem de plantas medicinais. – Eng. Agr. Ms. Martin Wanderer – Emater/RS-Ascar. Produção biodinâmica e beneficiamento de chás e temperos. Produtor Jorge Edgar Furtado Volkmann – EDKA, Sentinela do Sul/RS.
11h30min – Debate com participação do público.
13h30min – Painel – Mercado e processos de comercialização. Alimentos nutracêuticos: novas perspectivas para a produção e comercialização de plantas bioativas – Profª Drª Signorá Peres Konrad. As necessidades de plantas medicinais no SUS – Revisão da lista de medicamentos básicos no RS – Farmª Irene Prazeres – CPAF/SES-RS. Indústria local de fitoterápicos – Thômaz Nunnenkamp- SINDIFAR. Comercialização direta e certificação participativa de plantas medicinais, aromáticas e condimentares – OCS e OPAC Porto Alegre-Viamão. – Mary Angela Fernandes Ferreira.
16h – Debate com participação do público.
16h30min – Discussão e aprovação da proposta de Carta da 6ª RTEPB.
17h – Encerramento.

Por Raquel Aguiar, Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: