Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Amaranto, crem e chia são destaques da Feira Ecológica, em Porto Alegre

 

Sementes de chia são oriundas do México

Neste sábado, 05 de novembro, a Feira dos Agricultores Ecologistas, recebe uma banca especial que destaca a produção orgânica de amaranto, crem e chia. Os alimentos são produzidos pelos agricultores de Ipê associados à APEMA, Associação dos Produtores da Linha Pereira Lima, e à APESAA, Associação dos Produtores Ecologistas da Colônia Santo Antão.
 
 “As sementes de chia e de amaranto vieram dos países andinos, trazidos pela engenheira agrônoma Maria José Guazelli “, explica Vilmar Menegat. Há cinco anos, ele cultiva o amaranto (Amaranthus SSP), alimento tradicional no Peru desde a época dos incas. Já a chia (Salvia Hispanica), vinda do México, está sendo plantada pelo terceiro ano na propriedade de Menegat.
 
O crem (Tropaeolum pentaphyllum ) também conhecido com raiz forte é uma espécie nativa do sul do Brasil muito consumida pelos imigrantes. Seu tubérculo é utilizado como conserva e as flores e folhas, em saladas.
 
Informações sobre os três alimentos, muito ricos em nutrientes e pouco conhecidos pela maioria dos freqüentadores da feira, serão disponibilizados na Banca do Meio. A partir das 8h, os produtores explicam as características de cada cultivo. Interessados em degustar a gelatina de chia devem trazer seus copos ou canecas, pois a iguaria será servida a partir das 9h, junto ao Caldo-de-cana.
 
Inicialmente ocupando a área central da feira, a banca destes produtos diferenciados estará presente na FAE em todo mês de novembro. Ela irá oferecer o amaranto em grão e na forma de pipoquinha, as sementes de chia e o crem tanto in natura, como tubérculos, quanto em conservas.
 
A Feira dos Agricultores Ecologistas realiza-se há vinte e dois anos na primeira quadra da avenida José Bonifácio, aos sábados das 7h às 13h. Desde 2006, ela recebe o respaldo da Associação Agroecológica, que agrega os produtores da feira e trabalha na garantia de conformidade na produção orgânica.
 
Texto da jornalista Cláudia Dreier, assessoria de imprensa da FAE.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: