Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Seminário Internacional sobre Agroecologia divulga programação

A programação completa do XI Seminário Internacional sobre Agroecologia e do XII Seminário Estadual sobre Agroecologia já está disponível no site da Emater/RS-Ascar: http://www.emater.tche.br/. Este ano os Seminários trarão como tema central “Outro Olhar Para o Desenvolvimento”, propondo uma reflexão sobre os limites do modelo atual e as possibilidades de se construir novas relações, baseadas nos princípios da Agroecologia. Os eventos ocorrem no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, de 28 a 30 de novembro.

Através de painéis e palestras, com a participação de acadêmicos, pesquisadores e produtores, os seminários promoverão uma reflexão sobre a necessidade de se alterar o modelo agrícola hegemônico para outro mais harmonioso e sustentável. Desta forma, serão debatidos os princípios da Agroecologia e seu papel como alternativa de manejo dos agroecossistemas. “Este é um campo de conhecimento que articula o saber empírico dos agricultores e o acadêmico, e que propõe um conjunto de princípios, métodos e ferramentas para apoiar a construção de processos de desenvolvimento rural sustentável, entendido nas suas múltiplas dimensões”, explica o diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus.

O evento é realizado pela Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Fepagro, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Embrapa, Assembleia Legislativa e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Nesta edição, a palestra de encerramento, na quarta-feira (30/11), ficará a cargo do professor da universidade espanhola de Jaen, Francisco Garrido Pena, com o tema Outro Olhar Eticamente Necessário.

Entre os palestrantes e painelistas estão também o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Ladislau Dowbor, e o presidente da Associação Brasileira de Agroecologia, Francisco Roberto Caporal. Produtores que empregam princípios agroecológicos, como a agricultora assentada em Piratini, Roberta Coimbra, a produtora de Tenente Portela, Maria de Fátima Sallas, e de Cerro Grande do Sul, Cristiane Stefanowsk, relatarão ainda durante os seminários suas experiências. “O evento busca oportunizar a discussão sobre questões tanto acadêmicas como práticas, relacionadas à Agroecologia”, destaca a assistente técnica estadual da Emater/RS-Ascar e integrante da comissão organizadora, Ana Valls Atz.

A programação dos seminários será aberta na segunda-feira (28/11), com palestra do professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Ladislau Dowbor, com o tema Outro Olhar para o Desenvolvimento. Ainda na segunda-feira, durante a tarde, um painel abordará a Soberania, Construção e Distribuição da Riqueza, levantando os questionamentos: Onde estamos? Para onde Vamos? Na manhã de terça-feira (29/11), as atividades iniciam com painel denominado Um Outro Olhar para os Agroecossistemas, e, à tarde, o tema dos painelistas será Reaprendendo o Valor da Biodiversidade.

Na quarta-feira (30/11), a palestra de Guarrido será seguida de plenária para discussão e aprovação de propostas para a Carta Agroecológica 2011. Na manhã do mesmo dia, um painel promoverá o debate sobre Limites, Necessidades e Possibilidades da Relação de Produção e Consumo.

O XI Seminário Internacional sobre Agroecologia e o XII Seminário Estadual sobre Agroecologia são promovidos pela ABA-Agroecologia, Associação dos Servidores da Emater/RS-Ascar, Associação de Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre, Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul, Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Banrisul, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Assembleia Legislativa, Grupo de Agroecologia Terra Sul, Núcleo Ecologia e Agriculturas da Guayí, MA/SFA/CPOrg, Movimento do Pequenos Agricultores, Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, universidades federais do Rio Grande do Sul e de Santa Maria.

As inscrições são gratuitas e estão abertas no site www.emater.tche.br. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 2125 3100, ou pelos e-mails plantec@emater.tche.br e agroecologia2011@emater.tche.br.

Texto da jornalista Patrícia Strelow, Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: