Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Agricultores familiares de Petrolina (PE) recebem certificação orgânica

Em Petrolina, os pequenos produtores atendidos pelos projetos “APL de Fruticultura Irrigada de Pernambuco” e “Horticultura do Vale do São Francisco Pernambucano” agora podem comercializar seus produtos orgânicos diretamente aos consumidores sem a necessidade de certificação específica. Isso porque os agricultores foram agraciados com a declaração de cadastro da Organização de Controle Social (OCS).

Expedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conforme a Lei nº 10.831 de 23 de dezembro de 2003, o documento autoriza a venda de produtos orgânicos diretamente ao consumidor, estando de acordo com as leis orgânicas para os pequenos produtores, horticultores e fruticultores. A certificação orgânica foi conquistada após a organização dos horticultores e fruticultores de Petrolina na Organização de Controle Social (OCS) CONSEAorgânico, criada por iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com o apoio do Sebrae; Prefeitura Municipal de Petrolina; Sistema Itaparica; Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco; Ministério Público do Estado de Pernambuco; e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O trabalho teve ainda a participação do Sebrae em Pernambuco, que promoveu capacitações e consultorias, além de orientações individuais e cursos que ajudaram os produtores a se adequarem às exigências da certificação. Também foram realizadas palestras para fortalecer o cooperativismo; e workshops sobre atendimento ao cliente, coleta seletiva, vendas e comportamento do consumidor, entre outros temas. Os pequenos produtores participaram ainda de programas como Juntos Somos Fortes – Agronegócios, Redes Associativas e Cultura da Cooperação.

Como resultado da conquista da certificação, a população de Petrolina pode adquirir frutas, hortaliças e verduras orgânicas semanalmente (sempre aos domingos, pela manhã) na feira da Produção Orgânica do Vale do São Francisco. O espaço, agora permanente, fica localizado no pátio da feira do bairro de Areia Branca, em Petrolina.

Por Anderson Lima, Unidade Sebrae Sertão do São Francisco.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: