Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Agricultores familiares de Petrolina (PE) recebem certificação orgânica

Em Petrolina, os pequenos produtores atendidos pelos projetos “APL de Fruticultura Irrigada de Pernambuco” e “Horticultura do Vale do São Francisco Pernambucano” agora podem comercializar seus produtos orgânicos diretamente aos consumidores sem a necessidade de certificação específica. Isso porque os agricultores foram agraciados com a declaração de cadastro da Organização de Controle Social (OCS).

Expedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conforme a Lei nº 10.831 de 23 de dezembro de 2003, o documento autoriza a venda de produtos orgânicos diretamente ao consumidor, estando de acordo com as leis orgânicas para os pequenos produtores, horticultores e fruticultores. A certificação orgânica foi conquistada após a organização dos horticultores e fruticultores de Petrolina na Organização de Controle Social (OCS) CONSEAorgânico, criada por iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com o apoio do Sebrae; Prefeitura Municipal de Petrolina; Sistema Itaparica; Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco; Ministério Público do Estado de Pernambuco; e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O trabalho teve ainda a participação do Sebrae em Pernambuco, que promoveu capacitações e consultorias, além de orientações individuais e cursos que ajudaram os produtores a se adequarem às exigências da certificação. Também foram realizadas palestras para fortalecer o cooperativismo; e workshops sobre atendimento ao cliente, coleta seletiva, vendas e comportamento do consumidor, entre outros temas. Os pequenos produtores participaram ainda de programas como Juntos Somos Fortes – Agronegócios, Redes Associativas e Cultura da Cooperação.

Como resultado da conquista da certificação, a população de Petrolina pode adquirir frutas, hortaliças e verduras orgânicas semanalmente (sempre aos domingos, pela manhã) na feira da Produção Orgânica do Vale do São Francisco. O espaço, agora permanente, fica localizado no pátio da feira do bairro de Areia Branca, em Petrolina.

Por Anderson Lima, Unidade Sebrae Sertão do São Francisco.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: