Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

CBA: Alternativas ambientais sustentáveis são expostas no Espaço da Permacultura

Começou nesta terça-feira (12) a rodada de palestras e oficinas voltadas especialmente para a Permacultura e as tecnologias alternativas sustentáveis no VII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). A atividade acontece no Espaço Troca de Saberes, hoje no período da tarde e a partir de amanhã nos dois turnos. O Congresso encerra na quinta-feira (15).

Instalado sob uma geodésica, o espaço apresenta aos congressistas os fundamentos da Permacultura, conjunto de práticas que criam soluções sustentáveis para suprir as necessidades essenciais humanas, como garantia de uma produção alimentar de qualidade, captação e uso responsável da água potável, construção de edificações naturais para a moradia, uso de energia elétrica através de fontes renováveis e limpas e reciclagem de todo material considerado resíduo ou sobra de um sistema produtivo.

No local foi construída uma área de exposição permanente de diversos materiais e equipamentos, que serão demonstrados através das oficinas programadas nestes dias.

Às 16h30, iniciou a oficina para montagem de composteira doméstica, com o Grupo Especializado em Educação Ambiental e Resíduos (GERE-CE). Com a composteira, é possível transformar os resíduos orgânicos (restos de alimentos, por exemplo) em adubo de excelente qualidade, de maneira prática, compacta, higiênica e de fácil manuseio, sem produzir cheiro nem atrair insetos ou roedores.

Entre as oficinas oferecidas nos próximos dias, estão previstas a “manufatura e construção de tijolos de solo”, a “tinta da terra” e a “confecção de produtos de higiene pessoal e limpeza de maneira sustentável”.

O Espaço foi construído por uma parceria envolvendo diversos grupos de Permacultura do Ceará e do Brasil, como os institutos de Permacultura e Ecovilas do Ceará (IPC) e da Bahia (IPB), A Cura do Planeta (CE) e a Escola Umbuzeiro (BA).

Fonte: VII Congresso Brasileiro de Agroecologia.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: