Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Agroecologia é vista como solução para crise climática

Jean Marc von der Weid, ASPTA – Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura AlternativaPesquisador considera a agroecologia uma nova alternativa para a crise climática. Jean Marc, da ASPTA – Agricultura Familiar e Agroecologia, vê nessa experiência uma diferença nas propostas feitas no contexto da Eco 92.

Na opinião de Jean Marc, a diferença entre hoje e há 20 anos, no período em que ocorreu a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, a Eco 92, é que práticas que respeitam as pessoas e o ambiente, como a produção de alimentos saudáveis na agroecologia, têm muitas experiências espalhadas pelo mundo.

Ele esteve presente no debate crítico à chamada “economia verde”,  que levantou uma série de questionamentos éticos durante o seminário “Por uma outra economia”, que antecedeu o Fórum Social Mundial. Afinal, parece certo colocar preço nos bens naturais?

As empresas pressionam no momento de crise mundial para criar um novo mercado, colocando, por exemplo, preço em processos como a renovação da água. Os participantes  também se mostraram preocupados com a perda do conhecimento que as comunidades e os camponeses guardam sobre a vida na terra.

Este termo “economia verde”, que passou a ser o centro dos debates oficiais na Rio+20, não tem uma definição clara no “rascunho zero”. Este documento recém-publicado é a base para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que o Rio de Janeiro vai receber em junho.

Por outro lado, encontros como o seminário “Por uma outra economia” reuniu pessoas, grupos e entidades preocupadas com os rumos que a Rio+20 podem apontar.

Fonte: Pulsar Brasil.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: