Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Estudo relaciona excesso de refrigerantes com doenças pulmonares

O consumo de refrigerantes associa-se a uma série de doenças crônicas, mas nenhum estudo havia demonstrado uma relação com o desenvolvimento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como a asma brônquica, bronquite crônica ou enfisema pulmonar. Um estudo que avaliou 16.907 indivíduos adultos, residentes no Sul da Austrália, demonstrou uma associação positiva entre o consumo elevado de refrigerantes e o desenvolvimento da DPOC.

Os dados do estudo foram coletados a partir de um sistema de vigilância de fatores de risco para doenças comuns.Entre os 16.907 participantes do estudo, 11,4% relataram um consumo diário de mais de meio litro de refrigerantes. Altos níveis de consumo de refrigerantes foram positivamente associados com o desenvolvimento da DPOC.

Após uma análise estatística, a qual excluiu outros fatores de risco e aspectos do estilo de vida, os pesquisadores observaram um aumento de 26% no risco relativo de asma brônquica e, 79% no risco relativo de bronquite crônica ou enfisema pulmonar entre os consumidores de grandes quantias de refrigerantes, quando comparados com aqueles indivíduos que não consumiam tais bebidas.

Fonte: Portal do Coração/Respirology.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: