Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Cúpula dos Povos estimula consumo e produção de alimentos agroecológicos

Além de debater a agroecologia, a Cúpula dos Povos pretende utilizar essa forma de produção de alimentos no cardápio do evento, que ocorrerá em junho no Rio de Janeiro em paralelo à Rio+20.

Serão adquiridos mais de 100 tipos diferentes de alimentos agroecológicos. A Cúpula estima oferecer até 20 mil refeições por dia. Em sua página na Internet, destaca que a agroecologia pode ser entendida como uma forma de produção que agrega conhecimentos populares e tradicionais para a produção de alimentos, sempre em harmonia com a natureza e seus recursos.

Além disso, envolve práticas como a não utilização de agrotóxicos no cultivo de vegetais, equilíbrio do solo e respeito às plantas nativas do local. Durante a Cúpula dos Povos, um evento critico à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a agroecologia será relacionada à busca por soberania alimentar. Marcelo Durão, da Via Campesina, aponta esta prática de agricultura como uma solução para a crise socioambiental.

Com apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Associação Nacional de Agroecologia (ANA), a Cúpula dos Povos está preparando o armazenamento dos alimentos. O sistema tem como referência o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Conab, implementado em 2003 com recursos dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O Programa compra os alimentos produzidos por associações e cooperativas de agricultores familiares para abastecer instituições públicas, como escolas, creches e asilos brasileiros.

Fonte: Agência Pulsar Brasil.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: