Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Ciência da Agroecologia é debatida em encontro da Região Sul do RS

Marcelo Leal durante a abertura do II ERA Sul. Foto: Adilvane Spezia.

Em uma manhã chuvosa, que não afetou a participação dos acadêmicos, deu-se início ao II Encontro Regional de Agroecologia, o II ERA-Sul. No sábado (28), às 10hs e 30min, nas dependências do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, reuniram-se autoridades, acadêmicos e agricultores para dar início ao evento, que já vem sendo construído desde o primeiro semestre de 2011.

No ato de abertura, compuseram a mesa o diretor do Colégio Agrícola em Frederico Westphalen, Fernando de Cristo; representante da EMATER, Milton Rossetto; o coordenador Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural – RS, Valmir Michels; representante do Movimento dos Pequenos Agricultores e da Via Campesina, Marcelo Leal e a representante da Comissão Organizadora Mauren Buzzatti.       

A escolha do tema foi destacada pelo representante da Emater, que o parabenizou, acrescentando que o evento irá gerar um debate sobre o assunto que está em destaque na região. Milton Rossetto afirma que há uns 10 ou 12 anos atrás, houve investimentos em ação conjunta para se estabelecer políticas públicas, linhas de crédito (custeio, investimento) na tentativa de incentivar os agricultores para que busquem práticas mais sustentáveis, optando assim, em estabelecer a transição para a Agroecologia. O qual foi um projeto curto, mas que em breve, haverá novamente um incentivo de forma gradativa nesta área, buscando capacitações e investimentos na agricultura familiar, dialogando com os conhecimentos dos agricultores, respeitando a lógica da Agroecologia.

Porque estamos aqui? O questionamento levantado por Marcelo Leal, destaca o modelo de educação nas universidades, apontando que este não dá conta de atender os desafios da sociedade, relembrando a luta pelos espaços de formação. “Por isso a necessidade de nos reunirmos, discutir a Ciência da Agroecologia”, destaca o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores.

Mauren Buzzatti destaca a importância de todos aproveitarem o encontro para esse aprofundamento na Ciência da Agroecologia. Para que isso seja possível, ela destaca os acordos firmados entre o CAFW e a Comissão Organizadora em nome de todos os participantes de II ERA Sul, para o bom funcionamento do evento.

O Evento conta com a participação de agricultores da região e mais de 300 estudantes dos cursos de Agronomia, Geografia, Direito, Ciências Sociais, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Tecnólogo em Agronegócio, Enologia – que é o estudo do vinho-, Zootecnia, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nutrição, Biologia, História, Engenharia Florestal, Enfermagem e Jornalismo, vindas das seguintes Universidades: UFRGS, UFPR, UNIPAMPA, UNIJUÍ, UFU, UFFS, UFSM, UEL E UFPEL. Além disso faz-se presente representantes dos estudantes da Colômbia.
 
Texto de Adilvane Spezia e Andreia Primaz Eckhardt – DA HORA.

One Response to “Ciência da Agroecologia é debatida em encontro da Região Sul do RS”

  1. 1
    alexandre:
    Parabens pelo encontro!

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: