Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

FAE participa neste sábado da Semana do Alimento Orgânico

Neste sábado, 26 de maio, a Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, integra a programação da Semana Nacional do Alimento Orgânico promovendo uma mostra fotográfica na Banca do Meio. As imagens das propriedades revelam paisagens e processos de como é feita a produção ecológica.
 
“O objetivo de organizar essa exposição é mostrar aos frequentadores da FAE a seriedade do nosso processo de avaliação de conformidade que garante a produção orgânica”, explica Cláudia Boss Wolf, Secretária da Associação Agroecológica entidade que agrega os produtores da feira e responde pela credibilidade na produção dos feirantes.
 
Cláudia representou a Associação Agroecológica em uma Oficina Regional sobre Sistemas Participativos de Garantia Frente à Legislação Orgânica que aconteceu nesta semana em Porto Alegre. Segundo a lei vigente, a certificação que garante produtos orgânicos tanto pode ser dada pelo processo de auditagem, envolvendo certificadoras, quanto por Sistemas Participativos de Garantia de conformidade na produção orgânica, os SPGs.
 
“A proposta dos SPGs surgiu aqui em Porto Alegre há exatos 20 anos quando um grupo de produtores reuniu-se para buscar uma metodologia que garantisse sua produção isenta de insumos químicos e venenos. Atualmente, o Brasil é o único país no mundo a aceitar legalmente a certificação participativa dada pelos próprios produtores organizados em rede, núcleos e grupos” explica Leandro Venturini, da Rede Ecovida, na qual estão incluídos os integrantes da Feira dos Agricultores Ecologistas.
 
Atuando de maneira participativa, a Ecovida agrega produtores dos três estados da Região Sul do Brasil e promove seu 8º Encontro Ampliado nos dias 28 a 30 de maio em Florianópolis. As articulações em prol da agricultura familiar agroecológica envolvem temas essenciais como os SPGs, a comercialização, os sistemas agroflorestais, os insumos e poder na agroecologia. Todos serão discutidos pelos integrantes da rede no evento da próxima semana no qual a FAE também estará presente.
 
A Feira dos Agricultores Ecologistas realiza-se há vinte e dois anos na primeira quadra da avenida José Bonifácio, em Porto Alegre, aos sábados das 7h às 13h. Desde 2006, ela está sob a responsabilidade da Associação Agroecológica, que agrega os produtores da feira e trabalha pela garantia de conformidade na produção orgânica.
 
Texto da jornalista Cláudia Dreier, FAE.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: