Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Agricultores de Sergipe são capacitados em agroecologia

Os agricultores do assentamento Dandara, no Município de Malhador, participaram na manhã desta quarta-feira, 18, da primeira etapa do curso do programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

Cerca de 50 agricultores receberão a capacitação, que será feita em três etapas. As famílias do perímetro Jacarecia II, que já receberam seus kit´s, vão aprender a utilizar o benefício com mais eficácia. O projeto, desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Recursoimg5007fbf89bbabs Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), tem como objetivo implantar a agroecologia em seus 6 perímetros irrigados.

A coordenadora do PAIS, Maria Terezinha, explica que com essa capacitação, o agricultor passará a ter mais independência financeira, e um estilo de vida mais saudável. “Com esse projeto, o agricultor irá utilizar o material do projeto tanto para revenda quanto para o consumo. A galinha, por exemplo, poderá ser consumida sem hormônios, bem como as frutas e verduras que foram cultivados sem agrotóxico. Com isso, essas famílias terão uma vida mais saudável”, esclarece.

De acordo com o consultor da instituição, Clélio Vilanova, o projeto trará benefícios para o agricultor e à sua família, uma vez que são estimulados ao plantio sem agrotóxicos e como conseqüência, uma alimentação saudável. “Esse projeto traz um modelo de produção, que tem sido uma forma de motivar o produtor a trabalhar com esse novo modelo agroecológico. Após implantarmos os modelos, a gente faz visitas regulares para identificar se o agricultor está sentindo dificuldade em lidar com o novo modelo. Nesse primeiro momento falaremos sobre os princípios da agroecologia e as principais práticas sobre a criação das aves. Nas próximas etapas trataremos sobre a parte prática e como se faz para tratar as questões das pragas e das doenças”, conclui.

 

Resultado
Para os agricultores o projeto foi para lá de produtivo. Muitos já começaram a comercializar seus produtos. Foi o caso do agricultor, Renato Santos, de 50 anos. Ele e suas famílias abraçaram a agroecologia como seu único meio de vida. Para seu Renato, o PAIS rendeu bons frutos, no sentido literal da palavra, para sua família. Ele conta ainda, que chegou a lucrar acima do esperado com a primeira venda de seus produtos. “Eu cheguei a vender cerca de R$ 700 em produtos. Fico feliz porque fomos nós que produzimos”, relata.

Já o agricultor Ivanildo de Jesus, diz que sua vida mudou após ter recebido o Kit, que hoje dá subsídios para sua sobrevivência. “Eu já plantava antes de participar do projeto, mas com a chegada do kit me sinto mais realizado, pois a agroecologia é o caminho”, conta.

 

PAIS
O Pais é um projeto agroecológico, porque dispensa o uso de ações prejudiciais à natureza, como o uso de agrotóxicos, o desmatamento e as queimadas. É integrado, pois alia a criação de animais com a produção vegetal, e ainda utiliza insumos da propriedade em todo o processo produtivo. E também promove a sustentabilidade, porque preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva os agricultores a se organizarem em associações e aponta novos canais de comercialização. A tecnologia social chegou aos perímetros da Cohidro por meio de uma parceria entre o Governo de Sergipe, o Sebrae, a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), totalizando um investimento de R$ 500 mil.

Dos 100 kits disponibilizados nesta primeira etapa, 50 foram destinados a Jacarecica II e os demais, distribuídos em outros três perímetros. Cada kit é composto por uma caixa d’água de 5000 litros, material de irrigação, bomba, carrinho de mão, sementes e insumos orgânicos. Toda essa tecnologia é integrada com a produção animal. Por este motivo, é disponibilizado também um pequeno plantel de 10 galinhas e 1 galo, além de tela para a implantação de um galinheiro, entre outros materiais, num total de 34 itens.

Fonte: Cohidro News – Sergipe.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: