Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Obra sobre a vida da ambientalista Hilda Zimmermann será lançada nesta quarta-feira (29)

Uma das pioneiras do movimento ecológico brasileiro começa a receber uma justa homenagem no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (29) será lançado em Porto Alegre o livro “Ações que mudaram a História – A saga de Hilda E. Wrasse Zimmermann & sua agenda socioambiental”.  Escrita por sua filha Lívia Zimmermann, a obra com 204 páginas, mostra as várias faces dessa mulher que, além de combater os crimes ambientais, insurgiu-se contra a discriminação aos índios, mulheres, menores de rua, idosos, cegos e em defesa dos animais e da agroecologia.

E não é pouco. Hilda Zimmermann viveu intensamente seus 89 anos de vida, lutando até os últimos dias por uma causa que não era só dela, mas de toda a sociedade. Os momentos mais marcantes da vida de Hilda aconteceram no início da década de 1970 quando, junto com um grupo de “visionários”, criou a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan). Foi essa entidade pioneira na luta ambiental brasileira que projetou, entre outros, José Lutzenberger, Augusto Carneiro, Magda Renner, José Lewgoy e Giselda Castro.

A dimensão de Hilda era ainda maior que o movimento ambiental.  Quase ao final dessa mesma década, em meio a ditadura militar, ajudou a fundar a Associação Nacional de Apoio ao Índio (ANAÍ). E toda essa história está resumida nessa magnífica obra que, a partir de agora, começa a chegar às bibliotecas das escolas brasileiras.

O lançamento do livro “Ações que mudaram a História – A saga de Hilda E. Wrasse Zimmermann & sua agenda socioambiental” ocorre nesta quarta-feira (29), a partir das 9h30min, na sala José Lewgoy, no Solar dos Câmara da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. O endereço é Praça Mal. Deodoro, 1155, centro de Porto Alegre.

Por Juarez Tosi para EcoAgência/Vida Sustentável.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: