Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Agroflorestas e frutas nativas são temas de seminário estadual em Viamão

Crédito: Katia Marcon

A Emater/RS-Ascar, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a ONG Ingá, a Embrapa Clima Temperado e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) promovem, de 21 a 23 de novembro, em Viamão, o I Seminário de Agroflorestas e o II Seminário de Frutas Nativas do Rio Grande do Sul. Os eventos fazem parte dos projetos “Fortalecimento das Agroflorestas no Rio Grande do Sul: Etnoecologia, segurança alimentar e nutricional e formação de redes”, executado pela UFRGS e pela Emater/RS-Ascar, e “Pró Frutas Nativas de Porto Alegre”, desenvolvido pela ONG Ingá.

O projeto “Fortalecimento das Agroflorestas no Rio Grande do Sul: Etnoecologia, segurança alimentar e nutricional e formação de redes” tem como principais objetivos a sistematização de experiências em sistemas agroflorestais no Estado do Rio Grande do Sul, com vistas a resgatar práticas realizadas por agricultores familiares e comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas, e a implantação de experiências de sistemas agroflorestais em comunidades rurais inseridas no processo de transição agroecológica.

Neste evento, serão apresentadas experiências em sistemas agroflorestais, segundo os eixos temáticos: manejo, beneficiamento, comercialização e formação de redes, construídos a partir de seis eventos regionais ocorridos nos municípios de Canguçu, Sapiranga/Araricá, Morrinhos do Sul, Palmares do Sul, Severiano de Almeida e Porto Alegre.

O seminário inicia no dia 21 de novembro de 2012, às 14 horas, no Centro de Formação Sepé Tiarajú, localizado em Viamão. No dia 22 de novembro, realizam-se debates e trocas de experiências entre técnicos e agricultores sobre oportunidades e entraves na implementação de sistemas agroflorestais. No dia 23 de novembro, no turno da manhã, no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, será realizada a apresentação dos resultados do seminário e a plenária para a elaboração de documento com propostas para a implantação de políticas públicas para a promoção dos sistemas agroflorestais no Estado. À tarde, ocorre o encerramento do seminário com as palestras dos pesquisadores Joel Donazzolo e Jorge Vivan, abordando o tema “De genes a paisagens: lições da pesquisa e da prática agroecológica para políticas públicas de conservação e uso de espécies nativas”, e de Jean Clement Dubois, com o tema “Diretrizes sugeridas para um desenvolvimento agroflorestal sustentável no Rio Grande do Sul”.

Conforme o assistente técnico estadual em Agroflorestas, Antonio Borba, o evento é resultado da sistematização e da troca de experiências de agricultores de diversas regiões do Estado onde são desenvolvidos sistemas agroflorestais, permitindo que se faça um diagnóstico das dificuldades, entraves legais e avanços relacionados às políticas públicas para a promoção dos sistemas agroflorestais no Rio Grande do Sul.

Interessados em participar dos eventos devem se inscrever até o dia 19 de novembro, através do e-mail agroflorestas2012@gmail.com, enviando o seu nome completo e o número do RG, ou também pelos telefones (51) 9123-7875, (51) 9276-0006 e (51) 9240-9255.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar.ç

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: