Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

III Encontro Regional da Agroecologia da região Sul será realizado em Erechim

Alguns participantes do seminário. Foto de Yan C. Bergozza.

No 55º CONEA (Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia do Brasil) – realizado em agosto/2012, em Cruz das Almas/BA -, foi deliberado aos estudantes de Agronomia da UFFS/Erechim, que fazem parte da FEAB (Federação Nacional dos Estudantes de Agronomia do Brasil), a organização do III Encontro Regional de Agroecologia da região Sul do Brasil (ERA-SUL) para o ano de 2013.

Por isso, no primeiro fim de semana do mês de dezembro (dias 1 e 2), o CETRE (Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim) foi espaço físico para o acontecimento do Seminário Externo de Construção do III ERA-SUL.

No primeiro dia, foram feitos os repasses das escolas presentes, que é um espaço comum nos encontros para situar cada estudante em todas as atividades que estão sendo executadas na região. Também foi feita uma avaliação dos ERAs anteriores e um debate sobre como a FEAB vem trabalhando com a agroecologia, que é uma das bandeiras de luta. No fim do primeiro dia, os militantes/estudantes presentes discutiram o caráter e os objetivos previstos para o ERA.

No segundo dia, Marco Antônio (MAB), Rafael (MAB) e Ulisses Pereira de Melo (“ex feabento” e atual professor da UFFS) apresentaram a realidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, focados no processo de construção da universidade a partir dos movimentos sociais e na situação atual do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia. Finalizando o seminário, os estudantes discutiram a grade do evento, e sugeriram uma data para o seu acontecimento.

Participaram do seminário, estudantes que fazem parte da FEAB e da ABEEF (Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal) de diversas Instituições Federais: UFSM (Santa Maria e Frederico Westphalen/RS), UFFS (Cerro Largo/RS), UFSC (Florianópolis/SC), UFPR (Curitiba/PR), IFRS (Sertão/RS), UFRB (Cruz das Almas/BA), UFRA (Belém-Pará).

Encontros como esses, de estudantes, justificam que a formação profissional dos acadêmicos não acontece somente através de aulas, dentro na universidade. “Se iremos trabalhar com, e para a sociedade, nada melhor do que estudar e agir junto com a mesma”.

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim) – Comunica Erechim.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: