Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica deve ser lançado em junho

Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)

O coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias, participou do Programa Conexão Ciência da TV NBR e falou sobre o sistema orgânico de produção. Segundo ele, o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica deve ser lançado ainda este mês pelo Governo Federal.

A produção orgânica vegetal e animal se caracteriza pelo uso responsável dos recursos naturais. Durante o processo não se utilizam agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas. Rogério Dias explica que o objetivo é produzir em parceria com a natureza e não contra a natureza. “Dentro da agroecologia existe uma visão do completo, da paisagem, do espaço em que estou. O que se deseja é que o produtor incorpore gradativamente as práticas nesse processo, que a gente chama de transição agroecologica”, salientou.

Sobre o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, Dias fala que vários atores do governo estarão envolvidos para preparar as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), instituída em agosto de 2012 pela Presidência da República. “São dez ministérios, mais as vinculadas como a Conab e Embrapa. Cada um dentro dos seus espaços de atuação. As ações do governo precisam estar integradas”, disse.

Para ele, é preciso um conjunto de medidas, de curto, médio e longo prazo. “A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica é uma forma do Governo mostrar que reconhece a importância do desenvolvimento sustentável no país. Estamos nos preparando para lançar em junho o primeiro plano nacional, que deixará claro quais são as iniciativas, o que vai ser feito, quem vai fazer, quanto dinheiro vai ser disponibilizado e quais são as metas para que a sociedade possa cobrar”, ressaltou.

Assista ao programa na íntegra:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=npHtPoIUY6Q.

Por: Carol Oliveira, Assessoria de Comunicação Social do Mapa.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: