Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

29% dos alimentos analisados contém agrotóxicos fora do permitido

Nada menos que 29% dos alimentos ‘in natura’ verificados pela Anvisa contém agrotóxicos fora do permitido por lei. A revelação consta em uma publicação da Embrapa Meio Ambiente intitulada “Análise das violações encontradas em alimentos nos programas nacionais de monitoramento de agrotóxicos”.

“Em todos os anos de monitoramento é possível observar um número significativo de amostras classificadas como insatisfatórias, que englobam presença de agrotóxicos em níveis acima do Limite Máximo de Resíduos (LMR), com presença de agrotóxicos não autorizados para a cultura (NA)” ou ambos juntos, denuncia a análise, assinada por engenheiros agrônomos e químicos.

Os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) 2009 mostraram um percentual alarmante de amostras com violações. Do total de 3.130 analisadas, 907 (29%) foram consideradas insatisfatórias pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A maioria (23,8% do total) é referente ao uso não autorizado de agrotóxicos na cultura analisada.

De acordo com o estudo, o percentual de violações variou de forma expressiva entre as culturas. As que apresentaram os maiores percentuais foram: pimentão, uva, pepino e morango. Os menores índices ficaram com banana, batata, feijão e maçã.

Para a Embrapa, os resultados “são recorrentes e não podem ser atribuídos a fatores casuais”. “O percentual de amostras insatisfatórias na cultura do morango, por exemplo, manteve-se acima de 35% desde 2002. As culturas de pimentão e uva, incluídas no programa em 2008, também apresentaram percentual de violações bastante elevado, correspondendo a 64,36% e 32,67% de amostras insatisfatórias”, afirma.

por Leonardo Gottems, Agrolink.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: