Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Outubro Rosa – Boa alimentação ajuda na prevenção do Câncer de Mama

O mês de Outubro traz para as mulheres reflexões sobre o câncer de mama e a necessidade de uma boa alimentação para prevenir da doença. Em tese, sabemos que é indispensável que tenhamos uma dieta balanceada com muitas frutas, verduras, legumes e grãos para manter uma alimentação balanceada.

As dicas que as nutricionistas dão é manter o peso em níveis adequados, pois as células de gordura podem aumentar a produção de estrogênio, hormônio que pode estimular o crescimento de células cancerígenas. E a única forma de manter a boa forma é o consumo de alimentos saudáveis e de uma dieta rica em nutriente. Fazer o uso de alimentos ricos em antioxidantes para evitar danos causados por radicais livres, o que também pode induzir o desenvolvimento de células cancerígenas.

Entre os alimentos que podem ajudar no bom funcionamento do fígado e na eliminação de toxinas que favorecem o crescimento de tumores estão brócolis e couve. Consumir diariamente frutas e legumes variados também auxilia na prevenção do câncer de mama e outras doenças.

Confira as dicas do que não pode faltar na sua alimentação
Vitamina C: encontrada nas frutas cítricas, em especial, na acerola, caju, kiwi, morango, laranja, goiaba, no tomate, pimentão e repolho.
 Vitamina E: encontrada no gérmen de trigo, vegetais de folhas verdes escuras, gema de ovo e castanhas.
 Licopeno: pigmento encontrado no tomate, goiaba, pitanga, melancia e uva.
 Betacaroteno: pigmento encontrado em vegetais e frutas alaranjadas – cenoura, mamão, manga e abóbora.
 Fibras – As fibras estão presentes nos seguintes alimentos: grãos e cereais integrais, leguminosas, castanhas e sementes, hortaliças e frutas.

Brócolis –  Recomenda-se o consumo de meia xícara de chá do alimento por dia.

Soja e derivados como leite de soja e tofu, contêm nutrientes em sua composição chamados fitoestrogênio. Ele é similar ao hormônio estrogênio natural, produzido pelo corpo feminino a partir da adolescência e, por isso, ocorre uma competição entre ambos dentro do nosso organismo. rutas Frutas Vermelhas

Frutas vermelhas como framboesa e amora, contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor.

Cenoura é rica em beta caroteno, que protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres.

Verduras – Escolha duas ou três verduras, como alface lisa, alface roxa, rúcula e brócolis. As folhas escuras são ricas em ferro e ácido fólico. As verduras também contêm fibras, que auxiliam o trânsito intestinal.

Fonte: Mais Bahia.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: