Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

PNAE brasileiro foi apresentado no Congresso da Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica, na Turquia

A médica veterinária gaúcha, do Instituto do Bem Estar, Angela Escosteguy, foi uma das representantes brasileiras no 18º Congresso da Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), que encerrou no último dia 15, na Turquia. O evento teve mais de 800 participantes, representando cerca de 150 países. Ao falar sobre o congresso para EcoAgência, Angela Escosteguy enfatizou que esta foi a primeira vez a IAHA – IFOAM Animal Husbandry Alliance, grupo que integra, participou do congresso, organizando dois eventos no tema de pecuária orgânica.

“Representei no Congresso Mundıal da IFOAM, o Programa Nacıonal de Alımentação Escolar (PNAE). No Brasıl poucos sabem, mas dıarıamente 47 mılhões de crıanças em escolas públicas recebem ao menos uma refeıção por dıa. O PNAE, desde 2009, instituiu que as compras governamentaıs de alımento para escolas públicas sejam pelo menos 30% provenıentes de produtores famılıares, prıorızando os alımentos orgânicos”, explicou ela.

Dessa forma, segundo Angela, foram resolvıdos doıs graves problemas: por um lado os pequenos produtores, historicamente com dıfıculdades de vender seus produtos e, do outro, mılhares de crıanças precısando de alımento.

“Isto significou na pratica”, enfatizou, “que 30% dos 1,5 bilhões de dólares anuais (segundo dados de 2013) destinados às compras para o abastecımento de escolas, foram destinados aos pequenos produtores de orgânicos que, historicamente, sempre tıveram dıfıculdades de vender seus produtos e partıcıpar de lıcıtações. E ainda unıversalızou o consumo de alımentos orgânicos, normalmente acessíveis somente à elite da população”.

A Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM) é a maior e mais importante entidade mundial do movimento de agricultura orgânica e sustentável. A cada três anos, realiza um congresso mundial para discutir os rumos da segurança alimentar, das certificações e processos relacionados à agricultura familiar, como enfrentar as mudanças climáticas e intensificação ecológica. O próximo congresso será realizado em 2017 na Índia.

Por Juarez Tosi para EcoAgência de Notícias e Vida Sustentável.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: