Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Rede Ecovida – União e compromisso com a ecologia e com a saúde

O refrão da música do agricultor e compositor Marco Gottinari finalizou o 9° Encontro Ampliado da Rede Ecovida, que uniu as Américas num compromisso pela Agroecologia no Dia Mundial da Terra, em 22 de abril. Mais de 2 mil participantes se abraçaram e cantaram “Ó Terra Mãe, um filho teu não vai desistir!”
O espírito de união e compromisso com a agroecologia é a marca da Rede Ecovida. A entidade foi criada para promover a produção e o consumo e para certificar as propriedades agroecológicas através de um sistema participativo. Significa dizer que os alimentos certificados com o selo Ecovida são absolutamente confiáveis.
Do sistema de certificação da Ecovida participam agricultores, técnicos, comerciantes e os próprios consumidores, que são convidados para as visitas realizadas às propriedades agroecológicas para acompanharem de perto o sistema de trabalho. As visitas são mensais e abertas aos interessados, mas precisam ser agendadas com antecedência nos pontos de venda de alimentos orgânicos.

Mais de 3 mil famílias, organizadas em 12 núcleos, participam da Rede Ecovida nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Sul de São Paulo e Sul de Mato Grosso. “É uma grande rede de pessoas envolvidas, que se sentem felizes por estarem congregadas em torno de um sistema de produção de alimentos honesto e que gera saúde”, diz o consumidor Orlando Michelli, recém eleito coordenador da Rede Ecovida na região da Serra Gaúcha.

O modelo participativo da Rede Ecovida está jogando sementes para além das fronteiras. Neste IX Encontro, realizado na cidade de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, participaram membros de todos os núcleos e das entidades apoiadoras e representantes de nove países da América do Sul e América Central que vieram conhecer de perto a experiência da Rede Ecovida.

“Foram três dias para compartilhar conhecimento, encontrar amigos, estabelecer novos contatos e sair fortalecidos e confiantes com a sensação de que a Mãe Terra abençoou e acolheu a todos no seu dia”, conclui a agricultora orgânica Andrea Basso.

Por Vera Mari Damian, Jornal Bem Estar.

Comente!!

Compre aqui

Indicamos

Receba nossas informações:


Nome:



Email: