Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Semana do Alimento Orgânico mobiliza produtores e consumidores de todo o país

Inicia neste domingo (24) em todo o Brasil a 11ª Semana do Alimento Orgânico. O principal objetivo do evento, que ocorre anualmente em vários estados, é divulgar para os consumidores os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos, bem como incentivar a população a aumentar o consumo de orgânicos. A campanha é coordenada pelas Comissões de Produção Orgânica, que contam com a participação de órgãos governamentais e da sociedade civil. O evento está mobilizando produtores e consumidores de todo o país.

No Rio Grande do Sul, a abertura oficial da semana ocorre nessa segunda-feira (25), no auditório do INCRA/RS, em Porto Alegre, com a palestra Produtos Orgânicos, proferida por Thiane Ristow, mestre em nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela vai abordar temas como o que são produtos orgânicos, como são produzidos, sua relação com a saúde e onde podem ser encontrados.

A Semana tem também o sentido de divulgar os alimentos orgânicos e ampliar o acesso aos consumidores; ampliar a percepção do consumidor sobre as “qualidades” dos produtos orgânicos; dar continuidade ao processo de conscientização sobre a importância do consumo responsável para um desenvolvimento sustentável; valorizar os produtores orgânicos e estimular outros produtores para a transição agroecológica e conversão para sistemas orgânicos de produção; esclarecer questões relativas ao sistema de produção orgânica e sobre a legislação que a regulamenta, bem como ampliar a produção e o consumo nacional de produtos orgânicos.

A campanha deste ano pretende ainda transmitir ao consumidor a importância e o cuidado que o produtor orgânico tem ao produzir os alimentos que chegam à mesa, mostrando que o respeito a essa prática de cultivo, ultrapassa a preocupação de não usar agrotóxico, já que inclui questões relacionadas à diversidade e à qualidade nutricional dos alimentos, ao bem estar animal, à conservação e uso sustentável dos recursos naturais, à justiça nas relações de trabalho e comerciais, e a soberania e segurança alimentar.

Durante toda a semana, os eventos se espalham por cidades como Pelotas, Erechim, Floriano Peixoto, Eldorado do Sul, entre outras. Estão previstas palestras, sorteios de cestas em feiras e restaurantes orgânicos, encontros para troca de sementes crioulas, exibição do filme “O Veneno está na Mesa 2”, além da campanha sobre as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs).

O encerramento oficial da semana vai ocorrer no próximo dia 29 de maio, com exposição de charges, autógrafos e venda de livros do chargista Santiago e degustação de alimentos orgânicos. No entanto, os eventos prosseguem até domingo, dia 31 de maio.

Por Juarez Tosi para EcoAgência de Notícias.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: