Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Workshop debaterá desafios e oportunidades de produtos orgânicos

O crescimento do interesse popular e o aumento no consumo impulsionaram a produção de produtos orgânicos no Brasil. Porém, é importante abrir o debate sobre desafios e oportunidades existentes na comercialização desses produtos, assim como questões ligadas à produção, ao consumo e à certificação. Tendo em vista essas questões, em 28 de maio, a partir das 8h, ocorre o II Workshop sobre Comercialização de Produtos Orgânicos.

O evento será na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), local que conta com estacionamento e restaurante universitário. A participação é gratuita mediante inscrição no site ou no local, caso ainda haja vagas. Para os ouvintes que quiserem certificado, confirma na aba “inscrições” para mais informações.

O workshop está sendo organizado pelo PESCAR – Grupo de Pesquisa em Sistemas Cooperativos Agroalimentares da UFRGS e pela equipe do Projeto sobre Circuitos Curtos de Comercialização de Produtos Orgânicos em Porto Alegre/RS. O evento faz parte da Programação da Semana Nacional do Alimento Orgânico, promovido pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e está sendo apoiado pelo ReSNEA _ Rede Sul de Núcleos de Agroecologia e Sistemas Orgânicos de Produção e pela CPORG-RS _ Comissão de Produção Orgânica do Estado do Rio Grande do Sul.

Data: 28 de Maio de 2015
Local: Auditório da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 7.712 – Porto Alegre\RS
Inscrições: workshoporganicos.wix.com/workshop

A programação
Manhã:  ”Da produção de orgânicos à comercialização: perspectivas e desafios”
08h30min – Início do Evento
Eliane Ribeiro de Souza: produtora, feirante e sócia da COOMAFITT (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas)
Rodrigo Wolf: produtor, presidente do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) Litoral Norte/RS e vice-presidente da COOMAFITT (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas)

Ricardo Tiel de Oliveira Valim: Técnico Agropecuário da Emater de Itati/RS
José Cleber Dias de Souza: Eng. Agrônomo, Fiscal Federal Agropecuário e coordenador da CPOrg/RS (Comissão Estadual de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul)/ MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

10h45min – Intervalo
10h45min – Debate referente às exposições
12h30min – Intervalo para almoço

Tarde: ”Confiabilidade da produção orgânica: rastreabilidade, certificação e controle social”
14h – Início do painel da tarde
Maria Luiza Tagliaro: Cirurgiã-Dentista, Sócia Proprietária do Armazém e Café Colônia Villanova em Porto Alegre/RS
João Batista Amadeo Volkmann: Eng. Agrônomo, Proprietário da Fazenda Capão Alto das Criúvas e produtor de arroz biodinâmico
Tiago Flores: proprietário do restaurante Prato Verde, em Porto Alegre/RS

15h30min – Intervalo
15h45min – Debate referente às exposições
17h – Encerramento do evento.

Fonte: Grupo de Pesquisa em Sistemas Cooperativos Agroalimentares (PESCAR).

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: