Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Troca-troca de sementes atrai grande público em Candelária

Cerca de 350 pessoas, entre integrantes de 29 Grupos de Produtores Rurais de Candelária, alunos e comunidade em geral, inclusive de municípios vizinhos, participaram na quarta-feira (15/06) do Encontro Municipal Troca-troca de Sementes Crioulas de Candelária. Em sua 16ª edição, o evento, realizado no Salão Paroquial da Igreja Católica, foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Igreja Católica e Pastoral da Terra, com o apoio da Sicredi, Celetro e Embrapa.
A programação iniciou no período da manhã, com a abertura oficial do evento e a realização de duas palestras. A primeira, ministrada pela Irmã Lurdes Dihil, abordou “Documento do Papa Francisco – práticas ecológicas e o resgate das sementes crioulas”; em seguida, a professora da Universidade Federal de Santa Maria, Lia Rejane Silveira Reiniger, falou sobre a “Importância das sementes de cultivares crioulas”. Após, houve um momento para perguntas e debate sobre as temáticas.

De acordo com a bióloga da Emater/RS-Ascar, Carini Paschoal de Souza, para o evento foi organizado um almoço coletivo. “Neste dia, toda a alimentação é comunitária. Os grupos de produtores levam alimentos que são oferecidos no café da manhã e no almoço, preparado no local por voluntárias”, destaca a extensionista.No período da tarde, o evento teve continuidade com o troca-troca de sementes crioulas, plantas e flores.

“Há 16 anos essa ação acontece e, neste dia, todo o esforço de manutenção das sementes crioulas pelos Guardiões de Sementes é valorizado, e isso os mantém motivados a permanecer na atividade que é fundamental, pois são estas sementes vivas e limpas que mantém a história e a cultura de uma região, auxiliando no processo de garantia da segurança e soberania alimentar, que é um grande foco de trabalho da Emater”, frisa Carini.Por  Carina Venzo Cavalheiro, Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: