Vida Sustentável

Vida Sustentável

Vida Sustentável RSS Feed
 
 
 
 

Semana do Alimento Orgânico 2017 será lançada nesta segunda-feira (29), em Porto Alegre

Um seminário com a participação do presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Leonardo Melgarejo, marca, nesta segunda-feira (29), a abertura da Semana do Alimento Orgânico no Rio Grande do Sul. O evento, organizado pela Comissão da Produção Orgânica do RS (CPOrg-RS), inicia às 13h30min, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado.

De acordo com José Cleber Dias de Souza, secretário executivo da CPOrg-rs e auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, o evento, realizado nacionalmente, ocorre desde 2005, através de seminários, palestras, exposição e degustação de produtos, panfletagem, divulgação em mídia impressa e audiovisual, rodas de conversas, eventos culturais e educativos, visitas de campo, dentre outros.

“Em 2008″, explica ele, “o evento foi realizado durante a última semana de maio em 23 capitais, sendo que, a partir de então, firmou-se a data da campanha na última semana de maio. Em 2015 a Semana do Alimento Orgânicos passou a ser o marco de partida da Campanha de Valorização da Produção Orgânica, desenvolvida ao longo de todo o ano”.

A programação da semana é definida pela CPOrg-RS, em articulação e parceria com produtores e entidades do setor público e da sociedade civil. Os objetivos da campanha são a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a sua produção, os quais buscam viabilizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, contribuindo para a saúde de todos e para que haja justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção.

A Semana do Alimento Orgânico é uma ação coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com outras organizações governamentais e não governamentais.

A programação  do lançamento da Semana do Alimento Orgânico 2017 no Rio Grande do Sul é a seguinte:

13h30min – Abertura

13h50min – O que comer? o veneno, a agricultura, a comida, os impactos e as alternativas
Leonardo Melgarejo – AGAPAN; Ana Beatriz Oliveira – UFRGS; Leandro Venturin – CE Serra

13h30 – Antônio Gringo e os Cantores do Povo

15h – Potencializando a produção e o acesso aos alimentos orgânicos
Emerson Giacomelli – COCEARGS; Ildo Maciel da Luz – Prefeitura Municipal de Nova Santa Rita/RS, Representante da Ecovida, Representante da Cooperativa Girassol

16h – Ações e papel do poder público e da sociedade
Rogério Dias – PLANAPO; Agda Ikuta – PLEAPO; Debatedores: Laércio Meirelles – Ecovida e Ana Paula Medeiros – MPF

17h40 – Encerramento cultural
Antônio Gringo e os cantores do povo

18h – Presidência da ALERGS e CPOrg/RS.

Por Juarez Tosi, EcoAgência e Vida Sustentável.

Comente!!

Indicamos

Receba nossas informações:

Nome:



Email: